Esqueça todos os suplementos e tratamentos que por vezes até são dolorosos. Aqueles que querem voltar no tempo quando se trata de envelhecer e manter os seus corpos e os seus cérebros saudáveis ​​precisam apenas fazer uma viagem até ao salão de dança mais próximo ou mesmo dar um pezinho de dança numa saída com os amigos.

Isto porque um novo estudo constata que, embora o exercício regular ajude a manter-nos fortes física e mentalmente, a dança pode ser a forma mais valiosa de atividade física – tanto que realmente tem certos efeitos anti-envelhecimento mais substanciais do que os benefícios da aptidão em geral.

Dançar pode ser a melhor forma de atividade física para idosos. Aqueles que dançam regularmente mostram maiores benefícios do que aqueles que se exercitam com a mesma frequência, segundo um novo estudo.

Pesquisadores do Centro Alemão de Doenças Neurodegenerativas e da Universidade Otto von Guericke Magdeburg recrutaram 26 idosos saudáveis ​​(a maioria com mais de 60 anos) e dividiram-nos em dois grupos. Um grupo foi designado para aprender rotinas de um instrutor de dança, enquanto o outro participou de cursos de treinamento de resistência e flexibilidade. Ambos os grupos participaram nas respectivas aulas semanalmente, durante 18 meses.

Durante o programa de exercícios, os participantes realizaram vários esquemas – ciclismo ou caminhada nórdica, por exemplo – enquanto os que participaram de cursos de dança aprenderam novos géneros ou rotinas a cada duas semanas.

“Nós tentamos oferecer aos nossos veteranos no grupo de dança mudanças constantes de rotinas de dança de diferentes géneros (Jazz, Quadrado, Latino-Americano e Line Dance). Passos, padrões de braços, formações, velocidade e ritmos foram alterados a cada duas semanas para mantê-los em constante processo de aprendizagem”, diz Kathrin Rehfeld, principal autora do estudo. “O aspecto mais desafiador para eles foi lembrar as rotinas sob a pressão do tempo e sem quaisquer sugestões do instrutor.”

Ambos os grupos mostraram aumentos marcantes na porção do hipocampo do cérebro, a mesma área em que condições como a de Alzheimer e a depressão tipicamente se originam. O hipocampo é conhecido pelo seu papel no controlo da memória, aprendizagem e navegação espacial, ao mesmo tempo em que nos ajuda a manter o nosso equilíbrio – que é onde os pesquisadores notaram uma diferença entre os membros do grupo de dança em comparação com aqueles do grupo de exercícios.

“Neste estudo, mostramos que dois tipos diferentes de exercícios físicos (dança e treino de resistência) aumentam a área do cérebro que diminui com a idade. Em comparação, foi apenas a dança que levou a mudanças comportamentais perceptíveis em termos de melhor equilíbrio”, diz Rehfield.

Enquanto os pesquisadores notaram um aumento de tamanho na mesma porção do hipocampo para cada um dos participantes, apenas os dançarinos registaram um volume maior na área conhecida como o giro denteado esquerdo e o subículo direito.

Rehfield e sua equipa esperam usar a nova pesquisa para criar rotinas ideais de condicionamento físico que combinem aspectos de dança e exercícios gerais que melhor combatam as doenças relacionadas à idade.

 “Neste momento, estamos avaliar um novo sistema chamado“ Jymmin ”(interferência e ginástica). Este é um sistema baseado em sensores que gera sons (melodias, ritmo) com base na atividade física. Sabemos que os pacientes com demência reagem fortemente quando ouvem música”, diz ela. “Queremos combinar os aspectos promissores da atividade física e da música ativa em um estudo de viabilidade com pacientes com demência”.

O estudo foi publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience.

Imagem de destaque: Reprodução

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