Isaac Pedley era um jovem de 15 anos que, apesar de sempre ter parecido ser feliz e bem equilibrado, na realidade começou a sofrer de ansiedade e depressão após se mudar para Naperville em 2015, com os seus pais, acabando por cometer suicídio.

Ao contrário do que é normal, Isaac sempre falou abertamente e com frequência sobre a sua depressão e ansiedade com a sua mãe (uma assistente social) e com o pai (que trabalhou por algum tempo num hospital psiquiátrico).

Depois de receber ajuda, Isaac parecia estar bem, de acordo com a família. Ele tornou-se num campeão de wrestling. No entanto, em 2016, a ansiedade de Isaac piorou, e o pior acabou por acontecer.

Sendo a pizzaria MOD Pizza o sítio preferido de Isaac, a mãe deste decidiu escrever-lhes uma carta após o seu suicídio, para que estes soubesses o quão importantes eles foram para o seu filho.

Há cerca de duas semanas, foi partilhado na página do Facebook da pizzaria um vídeo de Ally Svenson, uma dos co-fundadores da MOD Pizza, a ler a emocionante carta de Jennifer. Tenta não chorar!

“Querida Ally e Scott, esta é uma nota de agradecimento um ano depois. 2017 tem sido um ano de grandes emoções. Um ano que eu nunca, mas nunca quero reviver, mas também um ano em que eu não posso contar o número de vezes que nos foi demonstrado uma enorme quantidade de amor e apoio por parte de pessoas estranhas. Deixem-me começar pelo princípio:

Perdoem-me se se sentem familiarizados com isto, mas seria errado não serem apresentados devidamente por nós, já que esta também é uma história sobre vocês.

Em Agosto de 2015, eu e o meu marido mudámos a nossa família de Michigan para Illinois. Vivemos na área de Chicago há uns anos atrás, e eu estava ansiosa por regressar. Devido a uma promoção de trabalho do meu marido, Ken, arrumámos as malas e rapidamente começamos a chamar a cidade de Naperville a “nossa nova casa”.

Por muito feliz que eu estivesse por voltar a Chicago, os nossos dois filhos, Asher, de 15 anos e Isaac, de 13 anos,  não partilhavam da minha alegria. A mudança de casa foi uma difícil transição para eles por diversas razões e os primeiros meses foram complicados. Não demorou muito para que Isaac se começar a sentir mais do que triste. Estava constantemente deprimido e rapidamente encontrámos um programa de apoio para o ajudar a lidar melhor com as mudanças.

Surpreendentemente, Isaac até gostou bastante e aprendeu diversas capacidades valiosas que o ajudaram com a sua ansiedade e depressão. Após algumas semanas, voltou para a escola e começou a ambientar-se. Entrou para a equipa de wrestling e mesmo sem nunca ter competido antes ou até praticado anteriormente, ele acabou a época sem nunca ter sido derrotado. Terminou o 8º ano com excelentes notas e com um monte de amigos com quem ele saia regularmente na nossa cidade Naperville. As coisas estavam melhores.

Foi nessa altura que vocês entraram na história.

O vosso restaurante MOD Pizza abriu em Naperville em 2016 e nós ouvimos falar em primeiro quando a vossa equipa andava a distribuir panfletos pelas ruas e a explicar como é que as ofertas do primeiro dia iam ajudar a fundação para a educação local. Eu lembro-me perfeitamente disto porque pensei que era algo diferente e impressionante para o que achei ser um simples restaurante ter um interesse tão elevado na nossa comunidade.

A primeira vez que o Isaac entrou no vosso restaurante foi com os amigos depois da escola. Eu não estava lá, mas ouvi a história imensas vezes. O vosso gerente, Eric Kowalski, cumprimentou o grupo com o vosso típico e alegre “Olá!” assim que eles entraram, mas aparentemente, apenas o Isaac respondeu. Eric apresentou-se e disse a Isaac que como foi o único a responder-lhe, ele iria receber de prémio um batido grátis. No dia seguinte, voltaram ao restaurante e mais uma vez, Eric cumprimentou com o seu “olá!” e, mais uma vez, Isaac foi o único a lembrar-se do nome dele. Não querendo parecer chiché, mas este foi o ínicio de uma bela amizade.

O Isaac foi provavelmente umas 5 ou 6 vezes por semana ao vosso restaurante nesse Verão. Acho que iria todos os dias, se o deixássemos. 

Ele aprendeu o nome de toda a equipa, falava com eles sobre qualquer assunto que lhes interessasse, e deixava fotografias suas no mural do restaurante. Ele ficou extremamente desiludido quando descobriu que tinha de ter pelo menos 18 anos para trabalhar no restaurante. Ainda faltava 3 anos. 

Nesse Outono, Isaac entrou no secundário e parecia estar tudo bem, apesar da sua ansiedade começar a ser cada vez mais um problema.(…)

Falávamos constantemente sobre tudo. Isaac não era um miúdo tímido. Fazia-nos as perguntas mais embaraçosas. Sendo eu uma assistência social e o meu marido tendo um historial de psicologia, nós falávamos muito em casa. Falávamos, falávamos e falávamos. (…)

Apesar de toda a nossa conversa, no dia 10 de Abril de 2017, Isaac tirou a sua própria vida. (…) Infelizmente para todos nós, chegámos tarde demais. 

Por que é que vos estou a contar isto? Eu partilha com vocês, porque quero que saibam o quão importante a MOD foi para o nosso filho. Como era o seu “sítio preferido”. Um sítio onde ele se sentia amado e aceite, sem qualquer dúvida.(…)

Eric e a sua equipa foram ao funeral de Isaac. Ele foi enterrado com uma t-shirt da MOD, exactamente como ele havia querido. Depois, alimentaram-nos a nós e a imensos amigos e familiares, fizeram uma acção de solidariedade em nome do Isaac e doaram quase 4 mil dólares para a prevenção do suicido. Até fizeram uma pizza sua, a Isaac.(…) Eu sei que o Isaac está felicíssimo com isso.

Eric Kowalski foi um verdadeiro exemplo para o Isaac e continua a sê-lo para o nosso outro filho, Asher.

(…) 

Eu quero agradecer-lhes pessoalmente, não só por criarem um tipo diferente de restaurante, mas também por fornecerem um ambiente onde as vossas pessoas possam ir além e fazerem a diferença. Por isso, do fundo do coração da família Pedley, obrigada. 

Ken, Jen e Asher Pedley.”

Em sua homenagem e inspirados pela carta de Jennifer, a pizzaria decidiu criar uma nova piza – Isaac pizza – que ajuda a empresa a doar um mínimo de US $ 50.000 para a The Jed Foundation (JED) – uma organização sem fins lucrativos dedicada a proteger a saúde emocional e prevenir o suicídio para adolescentes e jovens da nação.

Fonte: Today

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS