O nosso corpo é capaz de nos dar os mais variados sinais de que algo não está bem com a nossa saúde, no entanto, nem sempre somos capaz de os perceber, como no caso da cera!
Tecnicamente, a cera é composta de ácidos gordos de cadeia longa, esqualeno e álcoois que fornecem um revestimento impermeável prevenindo a infecção, entre outras coisas.
Felizmente, podes saber se algo não está bem nos nossos ouvidos limpando-os com frequência e ficando bem atenta(o) não só à cor da cera como à própria textura.
Saiba os descontos e promoções que a NET disponibiliza na sua região falando com um especialista. Acesse o site Telefone NET e confira agora mesmo!
Estes estão alguns exemplos do que a cor da cera poderá revelar sobre o teu estado de saúde:
1. Amarelo suave e pálido
Mais comum entre as crianças, é normal e saudável que estas produzam muito mais cera de ouvido do que os adultos. À medida que as crianças envelhecem, elas produzirão menos.
2. Molhado, pegajoso e amarelo
A cera amarela e húmida é uma das duas variedades comuns de cerúmen encontradas na maioria das pessoas. A textura húmida e pegajosa é especialmente boa para lubrificar o canal auditivo, o que os impede de serem secos e pruridos.
3. Branca, seca e escamosa
A cera branca, seca e escamosa é o outro tipo de cera mais comum que se encontra dentro dos teus ouvidos e está ligada a um gene recessivo. Esta cor da cera é geralmente vista em pessoas que produzem menos odor corporal.
4. Escuro e pegajoso
A cera escura é indicativa da forma como o teu corpo libera suor. Quanto mais escura é a cor, mais provável é que tenhas um produto químico no teu suor que esteja ligado à tua capacidade de produzir odor corporal.
5. Espessa e escura
Este tipo de cera pode ser um sinal de que estás a produzir mais cera do que o normal e isso pode dever-se ao stress ou até sensação de medo. Quando a produção de cera é mais rápida do que o que teu corpo consegue naturalmente expulsar, pode ocorrer um acúmulo de cera, o que pode levar à perda auditiva temporária.
6. Castanha escura ou preta
A cera escura pode ser um sinal da sobreprodução de cera do estresse como mencionado acima. É também um sinal de que esteve no teu ouvido por um tempo. As gorduras na tua cera reagem ao oxigênio, fazendo com que a substância escureça. Quanto maior a cera no teu canal auditivo, mais oxigênio está exposto, levando a uma tonalidade mais escura.
7. Sangue
É normal que a cera de ouvido mais velha e mais escura tenha uma aparência similar ao sangue. No entanto, também pode ser uma indicação de um tímpano de orelha quebrada ou perfurada.
9. Molhada e escorregadia
É normal que a cera do ouvido saia do canal auditivo de vez em quando em pequenos graus, pois este é o mecanismo de limpeza natural da tua orelha.
9. Cinzenta
Se a tua cera é geralmente do tipo mais húmido, mais pegajoso, mas percebes que está a aparecer de cor cinza, é provável que seja resultado de acumulação de poeira.
Traduzido e adaptado: LittleThings
Em primeiro lugar saiba que a Divulga Mais Brasil , empresa referência em publicidade, propaganda…
Quem não se lembra daquelas visitas ao quiosque do bairro, quando escolher rebuçados era quase…
Se há algo que aprendemos com os cuidados de pele da Coreia do Sul, é…
Os regimes de condicionamento físico e saúde das pessoas estão sendo transformados pela tecnologia vestível.…
Parabéns, és uma nova mãe! Quer estejas grávida ou tenhas acabado de dar à luz,…
É preciso mais do que uma dieta baseada em plantas para se qualificar como vegano.…