Inspiring People

A base da vida não é o amor é o respeito

A base da vida não é o amor, mas o respeito, porque só existe amor onde existe respeito. Ninguém ama sem respeitar. Amar sem respeitar não é amar. É desrespeito. É abuso. É interesse. É tudo, menos o que se deseja.

Acredito cada vez mais que nada de significativo acontece na vida de cada um, sem que exista respeito, sobretudo por si mesmo. Permitir o desrespeito é não se amar. É fazer com que a nossa vida seja aquilo que os outros permitam que seja.

Não existe liberdade onde não existe respeito. Ninguém ama sem ser livre. Se não existe liberdade, o amor é uma tentativa para parecer amor no meio de todos os entraves à sua livre expressão. Amar sem ser livre é uma utopia. Não existe. É uma ilusão que nos alimenta na falta do verdadeiro amor.

“(…) não existe amor por si nem pelo que faz.”

Se você está num emprego de que não gosta, onde faz tudo contrariado e apenas pelo dinheiro no fim do mês, está desrespeitando a si mesmo e provocando seu próprio sofrimento e frustração. Logo, não existe amor por si nem pelo que faz.

Se está numa relação em que não há respeito, ou que você permite o desrespeito pela outra pessoa, a verdade é que não existe amor. Logo, a falta de respeito é uma evidência da ausência de amor.

Se está numa situação qualquer em que não se sente respeitado, nada de significativo acontece a não ser que se faça respeitar. As aprendizagens pelo desrespeito são sempre as mais duras e difíceis.

O desrespeito aprisiona quem é vítima dele. Se não se conseguir sair, tal desrespeito vai condicionar toda a sua vida, porque você não consegue ser livre para ser você mesmo. Mais uma vez, sem respeito não existe liberdade nem amor-próprio. Sem respeito, existe vitimização. Sem respeito, existe apenas sobrevivência. Sem respeito, existe carência em demasia. Sem respeito, existe mentira, esforço, controle, apego, medo da mudança, infelicidade, falta de alegria e sorrisos, e existe ingratidão, porque tudo parece estar contra nós.

“(…) respeite a sua vida e seja grato, porque só através da gratidão você vai conseguir respeitar a sua vida mais do que a dos outros.”

Para que exista amor na sua vida e amor por si próprio, respeite a si mesmo, acima de qualquer pessoa, respeite a sua vida e seja grato, porque só através da gratidão você vai conseguir respeitar a sua vida mais do que a dos outros.

O respeito é a base de tudo na vida. Não o respeito ganho através do medo. Apenas o respeito feito para chegar ao amor. Só esse e mais nenhum. Por isso, respeite-se e não permita ser desrespeitado. Transforme-se na pessoa mais respeitada por si mesmo… e você será livre para sempre.

Por: José Micard Teixeira

Inspiring Life

Descobre, Inspira-te, Vive

Share
Published by
Inspiring Life

Recent Posts

O amor tem 5 fases, mas são raros os casais que passam da terceira

Muitas pessoas não percebem como é que existem certos casais que passam anos e anos…

3 semanas ago

10 sinais de que os sentimentos dele por ti são muito mais fortes do que pensas

Muitas pessoas dizem que entre um homem e uma mulher não é possível existir apenas…

3 semanas ago

6 sinais de que podes estar a lidar com uma pessoa de coração maldoso

O mundo está cheio das pessoas mais incríveis que possas imaginar, capazes de nos surpreender…

3 semanas ago

7 Coisas a Considerar Antes de Iniciar uma Dieta Vegana

É preciso mais do que uma dieta baseada em plantas para se qualificar como vegano.…

3 semanas ago

Os 3 melhores métodos de pagamento para vendedores

Não é surpresa para ninguém que faça das vendas a sua vida que, para além…

3 semanas ago

Simplificar os seus pagamentos: como um crédito consolidado o pode ajudar

Sente que está constantemente a remar contra uma maré de dívidas? Entre prestações de empréstimos,…

3 semanas ago