O Carnaval está aí e está com uma enorme vontade de fazer alguma coisa divertida? Já vai demasiado tarde para marcar umas mini-férias? A boa notícia é que ainda vai a tempo de organizar uma festa de Carnaval inesquecível para os seus amigos ou surpreender os seus colaboradores com uma noite diferente.

Mas como preparar uma festa de Carnaval?

1. Faça uma lista de convidados

A primeira coisa a avaliar é o número de convidados da sua festa. Pode ser uma festa mais íntima apenas com os amigos próximos ou um evento com muitos convidados (o caso das empresas maiores, por exemplo). Deve ter sempre em conta que, quanto maior o número de pessoas, mais elevados serão os custos associados. Isto acontece porque o espaço terá de ser maior e será dispendido mais dinheiro em comida, bebida e/ou serviços de catering.

2. Escolha um tema

Imagine uma festa em que os disfarces de todos os convidados e toda a decoração estão associados a um tema que adora. Os temas podem ser os mais variados. Nós damos-lhe uma ajuda no que toca a ideias.

  • Festa Hollywood: Se a gala dos Oscars está à porta, o tema Hollywood pode ser um warm up para este evento. Recrie a experiência da passadeira vermelha e deixe que os seus convidados se sintam na pele do seu actor favorito.
  • Festa Décadas (60’s, 80’s, 90’s): Já pensou como seria bom voltar atrás no tempo? Tire as suas roupas antigas (ou dos pais ou dos avós) do armário e prepare uma festa associada às décadas passadas.
  • Festa de Carnaval inspirada num filme ou série: E temos tantos! Alice no País das Maravilhas, Harry Potter, Game of Thrones, Matrix, são apenas alguns exemplos. Informe os seus convidados antecipadamente para que todos possam preparar os seus disfarces.
  • Festa Árabe: E se fizesse uma viagem com os seus convidados? Prepare uma festa árabe com decoração a rigor: roupas típicas, lanternas marroquinas, almofadas no chão, comidas e bebidas desta parte do mundo. Magia e extravagância não devem faltar!
  • Festa Carnaval de Veneza: Leve até à sua festa o luxo e a tradição do Carnaval mais famoso da Europa. Não podem faltar as mais requintadas ou absurdas máscaras venezianas.

3. Opte por um espaço adequado

É claro que esta escolha está directamente relacionada com o número de convidados que pretende. Se for uma festa pequena poderá fazê-la em sua casa. Se, por outro lado, prefere fazer uma festa fora do seu lar, pode alugar um espaço apropriado para tal. Existem inúmeros espaços pelo país inteiro, com as mais diversas características e orçamentos.

4. Decoração

Uma boa decoração do espaço fará com que os seus convidados se sintam completamente emergidos no tema que escolheu. Não descure deste ponto na organização do ser evento. Recrie o mundo do Harry Potter, dos hippies dos anos 60 ou do glamour do Carnaval de Veneza. Se precisar de ajuda, contrate um serviço de decoração de festas.

5. Não há festa sem música

A música está sempre presente em qualquer festa. Prepare uma playlist antecipadamente (pode adicionar também músicas relacionadas com o tema em questão) ou contrate um DJ.

6. Comida e bebida

Não deixe que falte nada aos seus convidados. Decida se pretende que a festa inclua jantar ou não. É claro que se escolher a opção do jantar irá aumentar exponencialmente o custo da sua festa. Não entre em pânico se não quiser preparar comida e bebida para todos os convidados. Actualmente estão disponíveis serviços de catering por todo o país!

7. Tenha o melhor disfarce – para todos os bolsos

Ninguém precisa de gastar um balúrdio num disfarce de carnaval. Nos baús de sua casa pode encontrar roupas que nem ousaria imaginar. Para além disso, actualmente já existem tutoriais de Do it yourself (“Faça você mesmo”) na internet e, nomeadamente, no Youtube. Crie um disfarce original e surpreenda os seus amigos!

8. Jogos e animações para todas as idades

Não são só as crianças que gostam de actividades divertidas numa festa. Existem as mais diferentes opções para miúdos e adultos:

  • Karaoke – Clássico e imbatível. Pode alugar material de karaoke ou simplesmente utilizar um projector e o computador (muitos dos espaços para alugar já têm projectores disponíveis).
  • Just Dance – Se tem uma consola de videojogos porque não utilizá-la na sua festa de Carnaval? Faça com que os seus convidados mostrem aqueles passos de dança que nunca tinha visto antes!
  • Animadores de festas – Quem melhor saberá animar a sua festa que um profissional de animação de eventos?E, caso a sua festa seja para crianças, elas irão adorar fazer pinturas faciais.

9. Registe os melhores momentos

Se vai organizar a festa mais divertida do ano vai querer que os seus convidados se recordem desta festa para sempre. Tire muitas fotografias e faça vídeos! Se as suas skills de fotografia não são as melhores pode contar com a ajuda de um fotógrafo profissional.

Por: Catarina Salvado

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM