Com o stress do dia-a-dia é normal que te comeces a sentir cansada(o) e sem vontade de fazer nada. Aliás, nesses dias só apetece chegar a casa e ir directamente para a cama.

Contudo, uma coisa é o cansaço físico normal da rotina diária, outra coisa é a exaustão mental e psicológica, que é bastante prejudicial à saúde, podendo mesmo chegar a provocar depressão, e que muitas pessoas não lhe dão a devida importância.

Assim sendo, fica bem atenta(o) a estes 8 sinais! Caso reconheças algum – ou alguns – é porque está na hora de abrandares um pouco!

1. Não consegues ficar motivada(o)

Quando isso acontece, pensas que está na hora de te esforçares e trabalhares mais, mas na verdade o que que realmente precisas de fazer é o oposto. Tira algum tempo para descansares e rejuvenesceres.

2. Irritas-te com facilidade

Exaustão mental e emocional significa que sentes tudo mais intensamente. Em qualquer outra altura, um comentário impróprio ou uma brincadeira de mau gosto não te afectavam. Agora, à menor coisa, perdes as estribeiras.

3. Choras por tudo e por nada

Quando te sentes completamente exausta(o), todas as tensões que sentes são mais intensas. Elas acumulam-se dentro de ti e, eventualmente, tudo o que o teu sistema pode fazer para se limpar é chorar.

4. Tens ataques de ansiedade com frequência

Quando a exaustão faz com que o teu pequeno stress se torne maior, começas a sentir-te oprimida(o) facilmente, e acabas por ter ataques de ansiedade diariamente. Assim sendo, tenta afastar-te do medo. Toma algum tempo sozinha(o) e descobre o que é que precisas que não estejas a receber.

5. Estar irritada(o) é o teu normal do dia-a-dia

Quanto menos controle sentes, mais irritada(o) ficas. Ondas de irritação podem dar-te uma sensação de força, mas sentes-te impotente na tua capacidade de lidar com a vida diária.

6. Não consegues dormir

Uma das coisas mais frustrantes ao estar exausta(o) é que, embora não queiras fazer nada, também não consegues dormir. Os teus pensamentos giram em torno da tua cabeça e não te consegues abstrair o suficiente para adormecer.

7. Sentes-te tonta(o) e nauseada(o)

Quando as pessoas estão perigosamente cansadas, os seus corpos ficam desgastados demais para funcionar normalmente e começam a sentir tonturas e náuseas.

8. Sentes-te dormente

Este é um dos mais sérios sinais de alerta de exaustão. Sempre que te sentires a começar do nada, faz uma pausa. Encontra-te e traz-te de volta.

Traduzido e adaptado pela equipa de Inspiring Life / Sábias Palavras

Fonte: Higher Perspectives

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS