Quem é que não gosta de bolo? Gulosa como sou não existe nada melhor para mim do que um belo brigadeiro, contudo, já me aconteceu ao fim de tanto esforço e dedicação ao fazer um bolo delicioso, abrir o forno e acabar desiludida com o resultado!

A verdade é que isso é mais comum do que pensas e apenas acontece porque por vezes cometemos erros sem termos noção!

Assim sendo, se queres fazer um bolo perfeito e de comer e chorar por mais, eis o que NÃO deves fazer!

1. Ingredientes em exagero

Por muito que te possa apetecer colocar um pouco mais açúcar para ficar mais docinho, ou um pouco mais de fermento para ficar maior, a verdade é que alterares a quantidade certa de ingredientes vai alterar por completo o resultado final e poderás acabar com um bolo horrível. Por isso o melhor é respeitares as medidas!

2. Não pré-aquecer o forno

Preaquecer o forno é essencial e faz toda a diferença para que os bolos cresçam e cozam de forma uniforme, evitando partes mais cozidas do que outras.

3. Não respeitar o tempo nem a temperatura

O facto de alterares o tempo de cozedura ou a temperatura apenas vai fazer com que o bolo queime por fora e fique cru por dentro. Por isso, relaxa e vai fazendo o teste do palito para confirmares quando estará pronto.

4. Estar constantemente a abrir a porta do forno para ver se está pronto

Lembraste de eu ter falado nas alterações de temperatura no ponto anterior? Pois aqui está mais um ponto que pode contribuir para essas alterações que serão prejudiciais ao teu bolo.

5. Bater demasiado a massa

Se a massa ficou muito pesada o mais provável é que tenhas batido demais a massa após adicionares a farinha. Por isso, se queres evitar que isso aconteça procura misturar a farinha até obteres uma massa lisa e homogénea, sem resquícios dela, e depois para de misturar.

6. Calor em excesso

Eu sei que já falámos das diferenças de temperatura, mas o facto de colocares uma temperatura demasiado alta pode fazer com que a massa rache, assando a superfície rapidamente e deixando o interior da massa cru.

7. Massa mal misturada

Já alguma vez olhaste para um bolo e viste que ele tinha umas manchas? Pois isso é sinal de farinha e de que esta não foi bem mistura com os restantes ingredientes. Por isso, antes de colocares a massa na forma, mistura tudo muito bem até fazer uma massa homogénea.

Fonte: Tudo Gostoso

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS