Empreender parece ser a palavra do momento, mas para obter o tão almejado sucesso é preciso ter ou desenvolver algumas habilidades específicas sobre o mundo dos negócios.

Neste post não vamos abordar ou ditar aquelas “fórmulas mágicas” sobre sucesso, mas sim falar principalmente sobre comportamentos que podem ajudá-lo a desenvolver suas ideias de maneira mais positiva.

E por falar em comportamentos, saiba que todo negócio começa por meio de uma ideia, portanto o seu sucesso (tanto na vida quanto nos negócios) depende muito da forma de como você enxerga o mundo.  

1- Tenha presença digital

Quase tudo atualmente está ou se consegue pela internet. As pessoas estão conectadas 24h por dia em seus celulares, tablets e até por meio das suas TV’s.

Dessa forma, ter um blog ou criar um site é fundamental para consolidar a sua presença na internet. E ainda pensando na sua marca própria, não é preciso ter uma grande corporação para investir no digital.

Se você atua de forma independente é possível registrar um domínio(recomendamos a hostinger.com.br/registro-de-dominio) e impulsionar o seu nome no mercado por meio do que você sabe fazer de melhor.

2 – Tenha consciência de que todo projeto deve começar de algum lugar

As grandes marcas e corporações começaram por pequenos esforços de uma pessoa apenas ou um pequeno grupo. Empreender em si é um ato que envolve persistência e resiliência.

Portanto, não existe fórmula mágica, pois cada negócio tem a sua via de sucesso onde os desafios e as conquistas fazem parte do caminho de todo empreendedor.

Por isso, planejar é o melhor caminho para aumentar as chances de êxito de qualquer empreendimento. Começar é preciso, mas começar de maneira certa é ainda mais necessário.

3 – Invista em uma marca própria

Quando se fala em negócios não há como não lembrar de grandes marcas. Apple, Google, McDonalds, Harley Davidson seriam apenas nomes comuns se não existisse a força da marca que as elevam.

No entanto, não é preciso ser ou ter uma mega corporação para investir em uma marca consistente. Você pode ser um empreendedor individual e ser reconhecido por seu diferencial e qualidade.

Por isso, investir em um logotipo, identidade visual e outras ações que fixem a sua marca no mercado é extremamente importante para se destacar dos demais concorrentes.

Ter uma marca transmite mais confiança e seriedade ao mercado. Além disso, uma marca consegue agrupar um conjunto de atributos em uma única ideia. Parece que não, mas faz muita diferença.

4- Esteja sempre atento aos imprevistos e mudanças de planos

Imprevistos acontecem e o mundo do Empreendedorismo é cheio de surpresas. Porém, algumas podem não ser tão positivas.

Por conta disso é muito importante ter sempre em mente um plano B (e porque não um plano C?) para o seu negócio.

Além disso, saber provisionar recursos e antecipar situações para contornar adversidades é uma atitude que sempre deve estar nos planos e na mente de todo empreendedor.

5- Saiba lidar com frustrações

Nem sempre as coisas saem como planejamos, e mesmo tendo um plano B não tem como evitar alguma situação de insucesso.

Sendo assim, as frustrações não devem ser algo que desanime ou deixe o empreendedor estagnado, mas sim, lições que não devem ser repetidas.

No mundo dos negócios a persistência deve ser um dos mantras principais, pois é sabido que nenhuma ideia teve sucesso da noite para o dia.

6- Sucesso não se resume apenas em dinheiro

Obter lucro é um dos principais objetivos de qualquer negócio, mas o conceito de sucesso é totalmente subjetivo.

Nem sempre o dinheiro é o único fator de sucesso, pois dependendo dos objetivos do negócio, ele é apenas a consequência. Porém, chegar nesse estágio onde o dinheiro se torna uma consequência não é nada fácil.

Um empreendedor de sucesso sabe que o lucro é algo extremamente importante, mas há outros valores que são tão ou mais importantes como: ética, altruísmo e cumprir uma missão com êxito.

7- Negatividade e pessimismo não combinam com um empreendedor

Como vimos, empreender é uma forma de pensar. No entanto, ter ou cultivar pensamentos negativos não é uma atitude de um empreendedor de sucesso.

Sendo assim, ter bons pensamentos é uma atitude essencial para manter o foco nas atividades e não desanimar no primeiro obstáculo que venha a surgir.

No entanto, é preciso não confundir otimismo com falta de senso de realidade. O ideal é sempre evitar o pessimismo, mas manter os pés no chão para os imprevistos e adversidades.

Conclusão

Alcançar o sucesso é algo que todo empreendedor almeja. E antes de se aventurar em alguma empreitada, é preciso mudar as atitudes e os pensamentos que irão moldar as suas ações.

Se você tem uma ideia ou pretende iniciar um negócio, saiba que o mundo do Empreendedorismo é um universo cheio de possibilidades. Embora não seja fácil, empreender pode ser a missão da sua vida.

Photo by Vitaly Nikolenko on Unsplash

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM




COMENTÁRIOS