O stress do dia-a-dia e a pressão com o trabalho, filhos, casa e tudo o resto faz com que muitas pessoas acabem por dormir poucas horas por dia, ou por vezes até mesmo nenhumas. Contudo, a verdade é que este péssimo hábito pode não só aumentar os riscos ter uma hipertensão, AVC, diabetes, depressão ou mesmo engordar, como provocar diversos danos no nosso cérebro!

Mas quantas horas devemos dormir? Bem, alguns especialistas falam em seis horas por dia, outros oito, mas Angela Beatriz Lana, uma otorrinolaringologista e médica especialista em sono revela que na realidade devemos dormir o suficiente para acordarmos com a sensação de termos descansado.

Para que tenhas noção dos perigos de dormir pouco, aqui tens sete danos que uma noite mal dormida pode provocar no cérebro humano:

1. Reduz o tecido cerebral

Após analisarem duas moléculas do cérebro que normalmente aumentam após algum dano neste órgão, um grupo de cientistas pode confirmar que uma noite mal dormida está ligada a sinais de perda do tecido cerebral.

2. Alteração do sistema emocional

Uma pesquisa publicada junho de 2013 provou que a privação de sono deixa as pessoas mais instáveis, com menos controle emocional, podendo ficar mais irritadiças.

3. Prejudica a aparência

Além das olheiras, de acordo com a especialista em sono, Angela, “pouco sono ou sono de má qualidade está relacionado a uma redução na produção do hormônio de crescimento GH, que é fundamental para a renovação celular, prevenindo o envelhecimento precoce da pele e o acúmulo de tecido adiposo”.

4. Apetite descontrolado

Tendo em conta que o nosso organismo se organiza nos ciclos circadianos, ou seja, durante as 24 horas do dia, quando existe uma alteração na rotina do sono, isso acaba por desregular por completo o apetite.

5. Aumento de problemas de memória

De acordo com alguns estudos ficou provado que é durante a noite que fixamos a memória, ou seja, as lembranças do dia fixam-se nessa altura. Por isso,  uma noite mal dormida, vai prejudicar bastante as tuas capacidades de memória.

6. Diminui o sistema imunitário

De acordo com Angela Beatriz Lana, “muitos estudos têm mostrado que a privação de sono mesmo que por um dia faz com que nossas células de defesa (células T) e natural killers (NK) diminuam.”

7. Aumenta as possibilidades de ter um acidente

Dormir pouco diminui os níveis de concentração. Logo, isso aumenta as possibilidades de ter um acidente, principalmente para quem conduz.

Fonte: minhavida

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS