Todos os dias lidamos com vários tipos de pessoas, contudo, a verdade é que nem todas têm boas intenções para connosco. Na realidade, existem certas pessoas que são verdadeiras especialistas em manipulação e influência, tentando de alguma forma aproveitarem-se de nós para conseguirem o que pretendem. Essas pessoas são as chamadas sociopatas.

Sem nos apercebermos, essas pessoas conseguem alterar por completo a nossa percepção do Mundo à nossa volta e até de nós mesmos.

Assim sendo, presta bem atenção às pessoas que te rodeiam e se reconhecerem estas frases em alguém, o melhor é afastares-te, pois acredita que ela quer tudo menos o teu bem.

1. “Eu nunca acreditei no que eles disseram sobre ti”

Os sociopatas farão de tudo para te fazer acreditar como se eles fossem os únicos que se importam contigo. Isso inclui inventar mentiras sobre coisas más que as pessoas próximas a ti supostamente disseram.

2. “Não sejas tão sensível”

Estas pessoas fabricam emoções nos outros. Primeiro eles enchem-te de elogios, mas depois ignoram-te por dias a fio, apenas à espera que reajas. Quando finalmente fizeres isso, eles vão acusar-te de seres muito sensível. Eles vão insultar-te, menosprezar-te e criticar-te, muitas vezes de maneira brincalhona, forçando os teus limites até que finalmente digas alguma coisa.

3. “És simplesmente louca(o), ciumenta(o) ou ______”

Quando as coisas começam a piorar num relacionamento, a pessoa passa a falar-te mal, chamando-te de louca(o) ou a dizer que estás com inveja, etc.

4. “Estás a analisar tudo demasiado”

Às vezes, nós envolvemos-nos em coisas, mas os sociopatas e narcisistas muitas vezes propositalmente fazem certas coisas para te fazerem sentir paranóica(o) na esperança de que eles possam fazer-te pensar que o problema está todo em ti, causando ansiedade e culpando-te por estares ansiosa(o).

5. “Nunca irás sobreviver sem mim”

Quando começas a perceber o tipo de pessoa com quem estás a lidar, eles fazem de tudo para conseguir o controle, controlando-te, fazendo-te sentir como se estivesses louca(o) e incapaz de sobreviver sem eles.

6. “És demasiado dramática(o)”

Eles dizem que és muito dramática(o) e que odeiam o drama, mas não demorará muito para que percebas que essa pessoa está a trazer o seu próprio tornado de drama para onde quer que vá.

7. “Percebeste-me mal”

Desentendimentos são comuns nos relacionamentos, mas os sociopatas tendem a fazer algo conhecido como “gaslighting”.

Gaslighting é um termo que se refere a fazer algo que causa uma reação negativa e, em seguida, culpar essa pessoa pela sua reação negativa, dizendo-lhe que não entendeu o que estava a tentar dizer – ou que eles nunca disseram isso.

Traduzido e adaptado pela equipa de Inspiring Life / Sábias Palavras

Fonte: The Powerful Mind

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS