Eu pessoalmente não sou muito uma pessoa de gatos, no entanto tendo que admitir que na realidade eles até nos podem fazer muito bem.

Aliás, o que realmente nos faz bem é o seu ronronar que com uma vibração de 20 a 140 Hz pode fazer verdadeiros milagres pela nossa saúde.

Curiosa? Então descobre como:

1. Diminuição da pressão sanguínea

Um estudo recente mostrou que donos de gatos tem 40% menos chances de terem um ataque cardíaco.

2. Curar infecções

As vibrações provocadas pelo ronronar ajudam a curar infecções e a diminuir o inchaço.

3. Ossos fortes

Uma análise, publicada em 2006 pela Scientific American, prova que gatos não ronronam apenas por prazer, mas também quando por estarem numa situação que consideram difícil ou quando estão magoados, já que o ronronar promove uma recuperação mais rápida dos ossos partidos.

4. Aliviar a sensação de falta de ar

Para quem sofre de dispneia – sensação incômoda de falta de ar, como se a respiração estivesse incompleta – o ronronar dos gatos também pode ajudar a aliviar esta sensação tão incomodativa.

5. Ajuda os músculos, tendões e ligamentos

Muito idêntico à recuperação dos ossos.

6. Alzheimer

As vibrações do ronronar do gato também podem ser úteis na prevenção de ataques de ansiedade em pacientes com Alzheimer.

Mas sabes porque é que isto acontece? Aposto que não!

Na realidade, o som do ronronar dos gatos é considerado um ultrasom que apesar de nem sempre ser ouvido por nós, já que nós só conseguimos ouvir sons a partir dos 30Hz, consegue produzir efeitos na nossa saúde, deixando-nos relaxados inconscientemente.

Contudo, é importante referir que se tiver qualquer um destes problemas, o facto de ter um gato não invalida a procura de ajuda médica.

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS