Caspa – um mal tão comum entre os seres humanos, mas ao mesmo tempo tão chato!

Para quem não sabe, a caspa é uma descamação excessiva do couro cabeludo, na qual surgem entre os fios de cabelo pequenas escamas brancas. Quando em bastante quantidade, esta acaba mesmo por cair para os nossos ombros, sendo por diversas vezes associada à má higiene ou falta de cuidado.

Contudo, a verdade é que a caspa pode originar de diversas causas:

  • Alterações hormonais
  • Stresse
  • Clima seco ou frio
  • Mudanças bruscas de temperatura
  • Má alimentação

Assim sendo, se sofres deste mal tão incomodativo, fica a saber que existem certos produtos que te podem ajudar no seu combate e que facilmente os podes utilizar em casa sem teres de gastar muito dinheiro.

São eles:

1. Mel

Devido às propriedades umectantes e antibacterianas, o mel pode pode ajudar no combate à caspa. O ideal será utilizares antes de aplicares o champô, contudo não deves deixar que seque no couro cabeludo. Aliás, nunca o deixes permanecer por mais de 30 minutos. Logo a seguir lava normalmente.

2. Vinagre (branco e de maçã)

Tal como com o mel, este produto deve ser aplicado no couro cabeludo no início do banho e removido apenas no final, sendo que é recomendado o seu uso diluído em água com uma proporção de 1 parte de vinagre para 3 partes de água.

3 – Óleo de coco

O óleo de coco é um bom umectante, podendo por isso ajudar bastante a remover as crostas, melhorar a inflamação e a barreira cutânea, além de ter efeito antimicrobiano. Deve ser utilizado no couro cabeludo seco horas antes da limpeza, sendo que quando fores para lavar o cabelo, deves usar um champô anti-resíduo. Evita também a água quente.

4 – Bicarbonato de sódio

Decido às suas funções esfoliantes, a própria natureza básica do bicarbonato de sódio pode acabar por danificar os fios do cabelo, por isso não é aconselhável usares se tiveres cabelos compridos ou se tiveres sido submetida a tratamentos químicos, pois isso pode levar a um ressecamento excessivo dos cabelos. O produto deve ser dissolvido em um copo com 100 ml e utilizado no couro cabeludo, por 5-10 minutos, antes do champô.

5 – Sumo de limão

O sumo do limão é rico em ácido ascórbico, a vitamina C, e também possui propriedades semelhantes às do vinagre. Deve ser utilizado da mesma maneira, diluído em água e antes da lavagem.

Alerta: nunca te esqueças de lavar muito bem as mãos e pele após mexer com limão, já que este em contacto com o sol pode provocar queimaduras graves e até manchas!

6. Aspirina

Sendo feita de ácido acetil salicílico (AAS), a aspirina é uma óptima opção no que diz respeito ao combate à caspa. Aliás, não é à toa que vários produtos para caspa são formulados com ácido salicílico, uma substância muito semelhante quimicamente.

Contudo, vale alertar que ainda assim não deves deixar de procurar um médico dermatologista que certamente te irá aconselhar sobre o melhor tratamento para a tua situação.

Fonte: Minha Vida

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM




COMENTÁRIOS