Cada vez mais as pessoas se preocupam com a sua saúde e bem-estar, tentando levar uma vida o mais saudável possível. Contudo, existe um produto ao qual grande parte não consegue resistir: o pão, mais propriamente o pão “branco” e principalmente ao pequeno-almoço e lanche.

Felizmente, existem diversas alternativas ao seu consumo que não só são deliciosas, como muito mais saudáveis.

Estes são os alimentos que podem substituir o pão na hora do pequeno-almoço e lanche, pelo menos de acordo com alguns especialistas!

Tapioca com recheio leve

A tapioca é feita à base de farinha de polvilho e água, fornecendo os carboidratos necessários para uma refeição. Escolhe um recheio light, como ricota e blanquet de peru, e tens uma das melhores opções para o pequeno-almoço.

Cereal de flocos integrais de milho com leite

Sendo as versões integrais dos cereais mais nutritivas por conterem substâncias como antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras, proteínas e lipídios, além dos carboidratos, a sua combinação com o cálcio do leite é um substituto ideal para o pãozinho.

Pão de centeio

O pão de centeio, feito com farinha integral e rico em minerais, complexo B e fibras alimentares, que ajudam na regulação da função digestiva, é outra boa alternativa à pão “branco”.

Aveia batida com leite e frutas

“A aveia é fonte de fibras e alguns estudos mostraram que ela traz benefícios ao coração se consumida regularmente. Duas colheres de sopa do grão é a quantidade ideal”, afirma a nutricionista Andréia Ceschin de Avelar, especialista em Nutrição Materno Infantil pela Unifesp.

Iogurte natural com granola

O iogurte natural é rico em vitaminas, como vitamina A e as vitaminas do complexo B. Além disso, é uma grande fonte de cálcio e não contém glúten. Misturado com granola traz cereais diversos, castanhas e frutas secas – a versão light, sem açúcar, é ainda mais indicada para quem quer emagrecer.

Vitamina de aveia, linhaça e leite

O leite é fonte de cálcio, mineral indispensável à boa saúde dos ossos, por isso opta pelo leite desnatado, com menos gorduras que o integral. Uma colher de sopa de aveia e outra de linhaça completam a mistura rica ômega 3, nutriente que retarda o envelhecimento, a e fibras solúveis ? ideais para controlar os níveis de colesterol, além da função digestiva.

Muesli

De origem suíça, este cereal reúne flocos de aveia crus, frutas e frutos secos, sendo que existem dois tipos: o muesli fresco e o seco. O seco é uma mistura de aveia e pedacinhos de frutas desidratadas, nozes e sementes. Já o fresco é uma mistura de aveia macerada em água ou sucos de fruta, misturado com frutas frescas picadas. Ele contém também uma grande variedade de nutrientes, como fibras e vitaminas, e pode ser consumido com leite, frutas ou iogurte natural.

Fonte: Minha Vida

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS