Mãe é mãe, disso não há dúvidas. E a verdade é que por muito que amemos a nossa mãe, nem sempre o nosso relacionamento com ela é o melhor.

Contudo, a verdade é que nem todas as mulheres “nasceram” para ser mães, e algumas acabam por prejudicar mais os seus filhos do que propriamente fazerem-lhes bem e ajudá-los a tornarem-se em adultos confiantes, seguros de si mesmos.

Assim sendo, se reconheceres alguns destes sinais na relação que tens com a tua mãe, então é porque foste educada(o) por uma mãe tóxica, e o melhor é, por muito que te custe, começares a afastar-te dela.

1. Tens baixa auto-estima

A tua mãe aponta frequentemente os teus erros, o quanto eles não são bons o suficiente de alguma forma, ou compara-te com outras crianças. Isso faz com que te sintas mal, ainda hoje já em idade adulta.

2. Colocas sempre as outras pessoas em primeiro lugar

As mães tóxicas raramente pensam sobre o que faria os seus filhos felizes. Por isso, elas usam-nos muitas vezes para atenderem às suas próprias necessidades e expectativas.

3. Procuras constantemente segurança e aprovação

Como elas são tão altamente críticas, isso acaba por te deixar com falta de confiança, tanto como adolescente, tanto como adulto. Se tens uma mãe narcisista, ela pode esperar que abandones todos os teus compromissos e lhe dês a tua atenção.

4. Não te identificas com as outras pessoas quando estas falam sobre as suas mães

Podes sentir-te sozinha(o) e pensar que ninguém mais entenderá o que passavas enquanto criança ou adulto.

5. Ainda hoje, a tua mãe consegue deixar-te irritada(o) ou com medo o tempo todo

Confia no teu instinto. Se suspeitares que a tua mãe é tóxica, é provavelmente que ela seja mesmo. Não é realista esperares que o teu relacionamento com a tua mãe seja perfeito, mas não deves deixar com que te faça sentir desconfortável.

Traduzido e adaptado pela equipa de Inspiring Life / Sábias Palavras

Fonte: The Powerful Mind

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS