Se existe algo com que a maioria das mulheres se debate diariamente é com o seu peso. Apesar de existir quem não se preocupe, a verdade é que poucas são as mulheres que estão satisfeitas com o seu corpo, seja por terem demasiado peso ou, pelo contrário, precisarem de ganhar algum!

Esta preocupação leva a que muitas vezes optem por dietas que encontram na internet ou até mesmo que ouvem de uma amiga, no entanto, essas acabam por se tornar ainda mais prejudiciais à saúde do que o próprio excesso de peso, pois não sendo prescritas por um profissional, poderão ser feitas da forma errada.

Desta forma, se estás a tentar perder peso e, por muitas dietas que já tenhas feito, não consegues obter os resultados que pretendes, eis o que poderás estar a fazer de errado:

1. Comes proteínas e carboidratos separadamente

O duodeno entre o estômago e o intestino delgado digere perfeitamente proteínas, carboidratos e gorduras ao mesmo tempo. Além disso, diferentes enzimas são necessárias para digerir proteínas e carboidratos.

O que deves fazer: deixa de separar os alimentos que comes. Se comeres proteínas e carboidratos separadamente, o teu sistema digestivo não pode funcionar corretamente, e só terá problemas de estômago em vez de veres resultados positivos de perda de peso.

2. Não usas uma faca quando comes

O nosso cérebro precisa de cerca de 20 minutos para perceber que estamos a comer alguma coisa e para estimar o quão cheio está o nosso estômago.

O que deves fazer: corta todas as refeições que comes em pedaços pequenos e usa uma faca. Além de tornar o processo de comer mais lento e aumentar a tua digestão, vai parecer que comeste mais.

3. Comes muita comida saudável

Uma colher de sopa de azeite contém cerca de 150 quilocalorias, ou seja, a mesma quantidade de calorias na metade de um abacate grande. Se adicionares um tomate, um pepino e sementes de abóbora para fazer uma salada, a tua taça de vegetais leves irá transformar-se num verdadeiro jantar de 500 quilocalorias.

O que deves fazer: estudos comprovam que comer demais é perigoso para sua saúde, independentemente se são doces ou vegetais. Por isso, deves ter mais atenção ao tamanho da porção.

4. Gostas de dietas de desintoxicação

Sumos e smoothies frescos certamente são úteis para ti, mas não no caso em que a tua dieta consiste apenas neles.

O que deves fazer: em vez de sumos, escolhe legumes e frutas inteiras. Assim, o teu corpo terá todas as vitaminas e fibras necessárias, o que é importante para a digestão suave.

5. Contas as calorias

O conteúdo calórico dos alimentos é contado pela queima de uma amostra de um produto numa câmara hermética. Esta quantidade de calorias geralmente é escrita no rótulo de fatos nutricionais de um produto. No entanto, ninguém pode realmente contar quantas calorias serão digeridas pelo seu corpo.

O que deves fazer: ao escolheres um produto, presta atenção em quão saudável é e quantas vitaminas e micronutrientes contém em vez de quantas calorias existem. Não se esqueça de que um punhado de amêndoas será muito mais saudável para ti do que uma meia barra de chocolate, embora ambos contenham 300 quilocalorias.

Traduzido e adaptado pela equipa de Inspiring Life

Fonte: BrightSide

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS