Os profissionais que trabalham em clínicas de estética, regra geral, usam fardas durante o horário de trabalho. Em Portugal, é muito pouco comum encontrar clínicas em que não se usem essas fardas.

Vamos descobrir o porquê?

Os profissionais que trabalham em clínicas de estética, regra geral, usam fardas durante o horário de trabalho. Em Portugal, é muito pouco comum encontrar clínicas em que não se usem esse género de fardas.

Vamos descobrir o porquê?

5 razões pelas quais as clínicas de estética devem usar fardas profissionais

1. Mostra o profissionalismo da clínica

Cada vez mais existem clínicas de estética em Portugal, o que significa uma maior concorrência. Como a maioria já usa fardas profissionais, o não uso das mesmas pode transmitir falta de profissionalismo aos clientes, o que será péssimo para o negócio.

Portanto, sim, deve investir em fardas. Mas como escolher essas fardas? Antes de mais, pare e pense nos valores que quer transmitir com a marca. Com base nisso, pode optar por fardas mais simples e discretas ou por fardas mais femininas, por exemplo.

Existem diversas opções de fardas disponíveis no mercado, como as fardas com fecho, com botões simples ou de pressão, as estampadas e com bordados. Na DAUTI também pode escolher a categoria de manga, gola ou punho das fardas de estética. Durante a escolha, deve-se ter em conta a necessidade dos profissionais precisam de bolsos — ou multibolsos — ou de farda impermeável.

Tenha também em atenção que diferentes profissionais podem precisar de diferentes fardas. Por exemplo, as rececionistas, à partida, não precisam de fardas impermeáveis, pois não estarão em contacto com água.

2. Os colaboradores vão ficar mais confortáveis

Usar a roupa do quotidiano pode não ser a opção mais prática – ou profissional – numa clínica de estética. Uma farda, pelo contrário, irá facilitar imenso o trabalho dos colaboradores, pois esta terá bolsos para guardar alguns utensílios.

A clínica também pode optar por fardas impermeáveis, o que será bastante prático para profissionais que estejam constantemente em contacto com água ou produtos que possam manchar a farda.

As fardas de estética podem ser feitas de diferentes materiais ou ter diferentes composições. Fardas de algodão, por exemplo, irão garantir o conforto dos profissionais ao longo do dia. Claro que o resultado será mais motivação por parte dos colaboradores e um trabalho de melhor qualidade.

Além disso, alguns modelos podem melhorar a autoestima dos colaboradores por serem mais sofisticados.

3. O cliente verá os profissionais como iguais

Se a clínica não optar pelo uso de fardas de estética, os colaboradores podem trabalhar com estilos muito diferentes. Isso significa que se um colaborador se vestir de forma mais simples, pode não ser tão bem recebido pelos clientes.

Usando fardas, todos os colaboradores são vistos por igual, sendo que o único aspeto que os vai diferenciar é a qualidade do trabalho. Claro que isto será excelente não só para a clínica, mas também para os colaboradores de forma individual.

Mas não fica por aí. Se todos os colaboradores usarem fardas, a clínica irá tornar-se um espaço mais organizado aos olhos dos profissionais e do próprio cliente.

4. Será um apoio ao marketing da clínica

Ao escolher as fardas, deve ter alguns cuidados, pois essas irão reforçar a identidade da marca. Uma escolha acertada irá impactar positivamente a marca, enquanto que uma escolha mais desleixada pode impactar negativamente a clínica.

Um dos aspetos mais importantes é escolher fardas idênticas para todos os colaboradores, mesmo que desempenhem funções diferentes. E aqui referimo-nos à escolha de cores e à qualidade do tecido e não tanto ao modelo da farda.

Escolha, sempre, cores que estejam relacionadas à imagem da clínica. Lembre-se que deve existir alguma coerência nas cores usadas pela marca, para que os clientes associem qualquer peça de marketing à clínica.

Por último, se possível, as fardas devem ter o logótipo da clínica num local visível. Dessa forma, o cliente estará exposto à marca, mesmo que não se dê conta de tal. Mas vá além das fardas, tem um estabelecimento inteiro que pode ajudar a partilhar a imagem da sua marca.

5. O espírito de equipa irá melhorar

As fardas de estética também irão melhorar a relação dos colaboradores entre si e com a clínica. Afinal, se toda a equipa usar o mesmo uniforme, os colaboradores irão sentir que pertencem à equipa.

O seu uso também irá transmitir a sensação de igualdade, mesmo para os colaboradores mais novos. Afinal, mesmo que seja o primeiro dia de trabalho de um novo colaborador, a farda já é idêntica ao resto da equipa. Ou seja, não existe uma hierarquia visível.

Portanto sim, algo tão simples pode melhorar a relação que os colaboradores têm entre si.

Agora que chegou até aqui, está pronto para investir em fardas de estética?

VÊ TAMBÉM