Todos nós já passámos por situações menos boas na vida, contudo existe quem tenha sofrido verdadeiros horrores emocionais, capazes mesmo de deixar marcas para o resto da vida. Ainda assim, essas pessoas conseguem muitas vezes surpreender-nos com a sua força de viver e forma de encarar os problemas da vida.

Mas porque será que isso acontece, quando o que esperamos é que elas fiquem ainda mais fragilizadas?

Na realidade, o facto mesmo de já terem passado por tanto na vida faz com que mudem a sua percepção da mesma e se transformem em pessoas incrivelmente fortes e resilientes. Mas não só! Elas desenvolvem outras forças absolutamente fantásticas:

1. São independentes

Quando és emocionalmente negligenciado, especialmente durante a infância, aprendes a fazer as coisas sozinha(o). Tornas-te imensamente independente, porque desde cedo aprendeste que na vida a única pessoa em quem podes realmente confiar é em ti mesma(o).

2. São incrivelmente positivas e resilientes

Até pode parecer estranho, mas a verdade é que estas pessoas são bastante optimistas sobre a vida. Elas treinaram-se para procurarem sempre o positivo em qualquer situação e tornaram-se incrivelmente resilientes.

3. São empáticas para com a dor dos outros

Aqueles que sofreram com abuso emocional e negligência são as almas mais empáticas. Quando vêem alguém a sofrer, são os primeiros a validar, mostrar empatia e apoio.

4. Acreditam em dar

Sabem em primeira mão que a vida pode ter tempos realmente escuros e frios, e conhecem profundamente a importância do amor, do calor e da compaixão pelos outros. Por isso, certificam-se de o fazer pelo mundo fora.

5. São bastante adaptáveis

Estas pessoas aprenderam a lidar com muitas situações dolorosas sozinhas, desenvolvendo  flexibilidade e capacidade de fluir com o que a vida lhes oferece, a fim de sobreviver. Por isso, podem adaptar-se a praticamente qualquer situação da vida e sempre saem por cima.

Traduzido e adaptado pela equipa de Inspiring Life / Sábias Palavras 

Fonte: Understanding Compassion

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS