As casas de madeira destacam-se pela sua beleza exterior. Quando se opta por uma construção de qualidade, é inegável que este tipo de casa apresenta um carisma intemporal. Especialmente em ambientes rurais, ou de montanha, uma casa de madeira integra-se na perfeição no meio envolvente. Contudo, seja qual for a localização da habitação, é imprescindível garantir que é feita a devida manutenção.

Neste artigo iremos partilhar 5 dicas que vão garantir que a sua casa de madeira se mantém com um visual excelente, mesmo depois de muitos anos.

5 Dicas para manter a sua casa de madeira em ótimas condições

1 – Escolher o tipo de material certo

O primeiro aspeto a garantir para que possa ter uma casa de madeira em excelentes condições durante décadas é a escolha do material. Como acontece com tudo aquilo que compramos, existem opções muito baratas, mas sem a qualidade necessária.

Nos países do centro e norte de Europa, a opção mais comum é a madeira de pinho nórdico. Empresas especializadas como a Maestro Casas utilizam a melhor madeira escandinava, proveniente de florestas sustentáveis, onde a exposição a condições extremas tornam as árvores mais densas e resistentes.

Outro fator a ter em consideração no momento de escolher o tipo de madeira a utilizar: certifica-se que a mesma provém de florestas sustentáveis e que as melhores práticas ambientais são cumpridas.

2 – Minimizar a exposição aos elementos

A proteção de uma casa de madeira começa com a sua arquitetura, a qual deve minimizar a exposição das paredes.

As saliências do telhado podem ser um excelente aliado para garantir uma maior proteção. Da mesma forma, deve-se ponderar colocar a varanda estendida no lado da casa em que irá existir uma maior exposição solar. Dessa forma, será garantida maior proteção.

3 – Reduzir a exposição à água durante a construção

A humidade é uma grande inimiga da casa de madeira. Dessa forma, deve-se tentar reduzir ao máximo a exposição dos materiais durante o processo de construção.

Especialmente enquanto a madeira não estiver protegida, convém evitar que a mesma fique exposta à chuva, ou a outras fontes de água.

4 – Escolher a velatura ou a tinta correta para uma casa de madeira

Deve ter o cuidado de escolher uma tinta própria para madeira ou então velatura (lasur) de boa qualidade. A velatura é um produto que impregna na madeira e que apresenta o chamado acabamento de “poro aberto”. Forma uma película muito fina e flexível capaz de acompanhar a expansão e contração natural da madeira.

Deve escolher um produto adequado à madeira onde irá ser aplicado. Em caso de dúvidas, contacte um especialista, ou confirme com a empresa que construiu a sua casa, para ter a certeza de qual é a proteção indicada.

5 – Realizar a manutenção regular

Por último, mas de grande importância, deve fazer a manutenção regular. Verificar regularmente o estado da madeira e proceder à aplicação de novos produtos protetores, sempre que tal for necessário.

Para descobrir mais dicas e sugestões sobre a proteção e manutenção de uma casa de madeira, visite o blog da empresa Maestro Casas.

VÊ TAMBÉM