Dormir bem pode melhorar a saúde e o bem-estar, contribuindo para uma maior qualidade de vida. Conheça 5 benefícios incríveis de uma boa noite de sono.

Os distúrbios do sono têm vindo a tornar-se cada vez mais comuns e, infelizmente, as circunstâncias da atual pandemia contribuem para isso.

Agitação, stress e preocupações intensas podem motivar que o sono seja desregulado, provocando insónias ou dificuldade em adormecer.

Uma grande maioria das pessoas não consegue, por este tipo de problemas, cumprir as 6 a 8 horas de sono devidas, que em tanto podem melhorar a sua vida quotidiana e a sua saúde.

Felizmente, hoje, existem várias formas de amenizar a ansiedade e fazer com que durma melhor, incluindo as gotas de CBD ou as infusões de ação calmante.
Venha conhecer os principais benefícios de manter uma boa rotina de sono.

1. Melhora o seu estado de espírito

Dormir um número de horas suficiente e sem que este sono seja atribulado pode promover a melhoria do humor.

A recuperação da energia do corpo, com um sono reparador, pode solucionar o cansaço do dia anterior, reduzir a sensação de ansiedade e acordar com uma nova disposição para enfrentar o dia.

Além disso, por regular as hormonas responsáveis pelo bem-estar, o sono ajudará a que se sinta melhor.

2. Previne doenças cardiovasculares

Como sabemos, as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no nosso país e, sem dúvida, uma rotina de sono regular pode ajudar na prevenção deste problema.

O sono ajudará a melhorar os índices de cortisol no corpo, a evitar o stress, a melhorar o ritmo cardíaco e a reduzir a tensão arterial, tornando problemas como o AVC ou o enfarte do miocárdio mais improváveis.

3. Ajuda na perda de peso

Dormir bem pode ajudar a perder peso e a combater a obesidade, estando comprovado, por vários estudos internacionais, que pessoas com rotinas de sono insuficiente ou desregulado comem mais, por não produzirem (ou produzirem em menor quantidade) as hormonas responsáveis pela transmissão da mensagem de saciedade ao corpo.

Ingerindo mais alimentos, estas pessoas têm maior tendência a tornar-se obesas, o que pode ser evitado com boas noites de sono.

4. Promove uma memória melhor

A memória é outro dos elementos que melhora substancialmente com uma boa rotina de sono.

Durante a noite, o corpo elimina a informação circunstancial e menos importante do dia, permitindo que a memória seja reparada e que a informação pertinente e importante seja mais simples de recordar.

5. Combate a ansiedade e a depressão

Dormir entre 6 e 8 horas diariamente também pode ser uma boa forma de evitar o desenvolvimento de problemas psicológicos, como a depressão.

Um bom sono contribui para a regulação hormonal e ajuda a reduzir a sensação de ansiedade que, como sabemos, é uma das grandes motivações para o desenvolvimento da depressão.

Afinal, como sabemos, o equilíbrio físico e mental é algo muito mais simples de conquistar quando se vivem boas noites de sono.

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS