Para muitos acordar de manhã pode ser uma verdadeira tortura – e eu que o diga! – mas apesar de poder custar levantar da cama, a verdade é que, como diz o velho ditado: “deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer!”, por isso, nada melhor do que levantar cedo e dar graças pelo novo dia!

Contudo, para aqueles que acordam cedo, mas que sentem bastante dificuldade a sentirem alguma motivação para o resto do dia, nós temos a solução!

Aqui tens 30 rotinas matinais que certamente irão transformar o teu dia e tornar-te não só muito mais motivada(o), como bastante produtiva:

1. Acorda a tempo

Acordar a tempo (ou mesmo cedo) é fundamental para começares o teu dia positivamente. Isso irá dar-te espaço e tempo para completares as tuas rotinas matinais e não irás precisar de te preocupar em apressares-te em casa.

2. Abre as cortinas

Uma das primeiras coisas que deves fazer ao acordares é abrir as cortinas do teu quarto. Não só é uma maneira fantástica de despertares gradualmente do teu sono, como irá permitir que desfrutes da luz da manhã a fluir através da tua janela.

3. Faz a tua cama

Demora menos de um minuto, e serás recompensada(o) por um quarto arrumado e um sentimento de auto-satisfação.

4. Desfruta de um banho refrescante.

Um banho leva apenas 10 minutos ou mais, e é uma ótima maneira de limpares o teu corpo e a maneira perfeita de acordares.

5. Beba um smoothie recentemente misturado

Faz um smoothie de leite orgânico e uma pequena porção de frutas, como bananas, manga e morangos e acredita que é uma ótima maneira de dares início ao teu dia. Não só é muito bom, como também é cheio de antioxidantes, vitaminas e minerais.

6. Faz uma caminhada de 10 minutos ao sol da manhã

Se tiveres um cachorro, isso será uma tarefa fácil para ti. No entanto, mesmo que não tenhas, por que não tentares caminhar por 10 minutos todas as manhãs? Se tiveres a sorte de viver perto de um parque, então poderás caminhar pelo parque antes de ires para o trabalho. Ar fresco e exercício são uma combinação revigorante.

7. Verifica a tua lista de tarefas

As pessoas organizadas tendem a ter listas do que têm para fazer. Isso ajuda-os a acompanhar o que precisam de fazer em casa, no trabalho e por aí fora. As listas de tarefas podem ser feitas em papel, ou podes usar uma das muitas aplicações gratuitas que estão disponíveis. A manhã é perfeita para verificares a tua lista de tarefas e priorizares itens para o dia.

8. Ouve alguma música animada

A música é um poderoso trocador de humor. Se não és uma pessoa da manhã típica, então podes ajudar a aumentares o teu estado físico e emocional ao ouvires música animada. Podes ouvir essa música enquanto tomas banho, quando estás na cozinha, ou talvez durante a tua viagem para o trabalho.

9. Completa um mini treino

Se tens um ginásio de casa, então passa alguns minutos todas as manhãs a fazer exercício. Isso irá despertar-te rapidamente e aumentará o teu bem-estar mental. Se não tens, podes na mesma fazer um mini treino. Por exemplo, tenta fazer conjuntos de flexões e abdominais.

10. Revê os teus objetivos

A madrugada pode ser um excelente momento para a contemplação. Enquanto podes querer pensar sobre coisas triviais, as pessoas bem-sucedidas costumam usar esse tempo para rever os seus objetivos pessoais. Por exemplo, se um dos teus objetivos é iniciares o teu próprio negócio, usa a hora da manhã para criares ideias que te possam ajudar a atingires esse objetivo.

11. Prepara alguns lanches saudáveis para levares para o trabalho

Empacota na tua bolsa alguns lanches saudáveis, como maçãs, bananas e nozes. Esses tratamentos saudáveis vão manter-te feliz até o almoço.

12. Arruma parte da tua casa

A menos que a tua casa esteja atualmente impecável e não tenha nada fora do sítio, então podes passar alguns minutos a cada manhã a arrumar uma área da tua casa.

13. Medita por 5 minutos

Embora existam diferentes formas de meditação, o método mais simples é apenas fechar seus olhos … controlar a respiração … e deixar os pensamentos desaparecerem. E, como a maioria das coisas na vida, quanto mais praticas a meditação, mais fácil se tornará para ti.

14. Alonga o teu corpo

O alongamento por apenas alguns minutos oferece um alívio da dor rápido e uma postura e níveis de energia aprimoradas.

15. Lê uma citação motivacional

Se quiseres aumentar a tua produtividade, então faz hábito de leres uma cotação motivacional todas as manhãs, tal como esta:

“Nunca é tarde demais para seres aquilo que sempre desejaste ser.” George Eliot

16. Bebe um copo de água

A hidratação é essencial. Especialmente depois de horas de sono.

17. Cria algo

Esta ideia faz uso produtivo do teu horário da manhã.

18. Anota as coisas que agradeces

Uma prática benéfica e gratificante da manhã é escrever uma lista de coisas que estás atualmente agradecida. Algumas pessoas gostam de escrever uma lista todas as manhãs, que inclui tudo o que eles agradeceram no dia anterior. Ao longo do tempo, podes desenvolver uma atitude de gratidão.

19. Brinca com os teus animais de estimação

Se tiveres a sorte de ter um animal de estimação, a manhã é o momento perfeito para te divertires com eles. Por exemplo, se tens um cachorro, é certo que gostarás de brincar com uma bola ou Frisbee na primeira hora da manhã. Eles vão divertir-se e tu também.

20. Ouve um podcast inspirador

Os podcasts são uma ótima maneira de ouvir oradores inspiradores e motivadores. Como eles são apenas de áudio, podes ouvi-los enquanto fazes o teu pequeno-almoço – ou mesmo enquanto estás a conduzir o teu carro. Imagina ouvir dicas de especialistas em negócios, sucesso e bem-estar todas as manhãs. Em pouco tempo, essa preciosa sabedoria é obrigada a afundar-se na tua consciência.

21. Planeia o teu dia

Deves ter planos de longo prazo, planos de médio prazo e … planos diários. Podes usar alguns minutos todas as manhãs para planear o dia seguinte. É uma técnica simples que oferece um impulso surpreendente para a tua produtividade diária.

22. Aprende algo novo

Todas as manhãs é o início de um novo dia. Por que não aproveitar esta energia fresca, aprendendo algo novo todas as manhãs? Isso pode ser algo como: algumas palavras de uma nova linguagem, um novo acorde de guitarra ou alguns fatos relacionados à tua equipa favorita de basquete.

23. Aproveita a tranquilidade da manhã

Se podes levantar-te de manhã antes da maioria das outras pessoas, então serás recompensada(o) com paz e sossego. Podes usar esse tempo especial, talvez, a ler um livro ou sentada(o) no teu jardim.

24. Pensa numa maneira de ajudar alguém mais tarde no dia

É importante não ficares presa(o) na tendência egocêntrica da sociedade actual, e uma maneira de fazeres isso é demorares alguns minutos a cada manhã a pensar em maneiras de ajudares outras pessoas no final do dia.

25. Dá um mergulho

Se não souberes nadar, então avança para a próxima sugestão. No entanto, se gostas de nadar, e tens uma piscina local perto, então esta é uma ótima maneira de começares o teu dia. As piscinas geralmente são tranquilas pela manhã, por isso provavelmente terás muito espaço para nadares a sério – ou simplesmente divertires-te!

26. Encontra-te com alguns amigos para o pequeno-almoço

Acredita que assim que tornes disto um hábito, vais adorar!

27. Olha-te no espelho

O espelho não serve só para verificares a tua aparência, como para garantires que estás alerta e confiante.

28. Segue o conselho de Steve Jobs

Num discurso que ele deu na Universidade de Stanford em 2005, Steve Jobs revelou que ele começava todos os dias a fazer-se a si próprio a seguinte pergunta:

“Se hoje fosse o último dia da minha vida, gostaria de fazer o que estou prestes a fazer hoje?”

Ele disse que, se a resposta à pergunta fosse “não” por vários dias – então isso lhe dizia que ele precisava fazer mudanças em sua vida.

29. Deixa tempo suficiente para fazeres a sua viagem para o trabalho

Sair de casa a correr é a causa de tanta tensão e ansiedade. Um dos problemas, é que a maioria das pessoas parece deixar uma quantidade de tempo fixa para a sua viagem – mas não permite atrasos. Por exemplo, se alguém tiver uma movimentação de 30 minutos para trabalhar, eles provavelmente só permitem 30 minutos por manhã. No entanto, assim que houver um veículo avariado ou obras rodoviárias, o teu horário é imediatamente interrompido.  A resolução é simples: sai sempre de casa com mais tempo do que precisas.

30. Beija os teus entes queridos antes de saíres de casa

Não tenhas tanta pressa pela manhã ao ponto de te esqueceres das pessoas mais valiosas da tua vida. Seja o teu parceiro ou os teus filhos, certifica-te de os abraçares e beijares antes de saíres pela porta.

Traduzido e adaptado por Sábias PalavrasInspiring Life

Fonte: Lifehack

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS