Quando somos novos achamos que sabemos sempre tudo, mas a verdade é que à medida que vamos envelhecendo, vamos percebendo que na realidade estamos constantemente a aprender, principalmente com os nossos erros. Aliás, estes são essenciais para o nosso crescimento e amadurecimento.

É por isso que é tão importante que passemos os nossos “ensinamentos” às gerações futuras!

Assim sendo, se estás perto dos teus 20 anos, aqui estão 13 coisas que irás agradecer por te dizermos:

1. Viaja o mais possível

Criar memórias e aproveitar experiências é muito mais valioso do que colecionar coisas. Antes de ficares preso com um casamento, filhos e uma carreira exigente, reserva algum tempo para explorar o mundo.

2. Não aceites mau comportamento

Seja num namoro e amizade, recusa-te a aceitar um comportamento com o qual não estejas disposta(o) a lidar pelo resto da vida. Comportamentos que permites no início de um relacionamento só vão piorar com o passar dos anos.

3. Cuida da tua pele

Quando perceberes que a tua pele está a envelhecer, será tarde demais. Faz um pouco de esforço para cuidares da tua pele enquanto és jovem e isso valerá a pena para o resto da tua vida.

4. Cozinha as tuas próprias refeições

Cozinhar as tuas próprias refeições pode parecer muito esforço agora, especialmente se és solteira(o), mas aprender a cozinhar é um investimento em ti mesma(o) que valerá a pena durante toda a tua vida.

5. Escolhe  atua carreira com sabedoria

O dinheiro não é tão importante quanto pensas. Não te sacrifiques por uma carreira que sugará a tua vida e te tornará infeliz.

6. Poupa o quanto puderes e evita dívidas

Estar endividado faz de ti um escravo das circunstâncias atuais. Isso cria stress desnecessário e limita significativamente as tuas opções de vida. Faça tudo que puderes para evitar dívidas. Vive dentro dos teus meios, mantém o orçamento e paga os teus cartões de crédito todos os meses.

7. Fica em contato com a tua família

Existem muitas razões pelas quais perdemos contato com os membros da família. Às vezes apenas andamos ocupamos e esquecemos. Outras vezes, ficamos cansados ​​do seu incessante e irritante drama, ou de outras falhas percebidas. Escolhemos evitar o contato porque é inconveniente ou desconfortável.

8. Sabe quando deixar ir

Embora a família e as amizades sejam importantes, também deves saber quando traçar a linha. Se as pessoas na tua vida estão constantemente a deitar-te abaixo, fala sobre isso. Se eles se recusarem a ouvir, sai da situação antes que o dano piore.

9. Não te preocupes se não quiseres ter filhos

Nem todo o mundo compartilha o sonho de ter uma casa perfeita com uma cerca branca e 2 filhos. Se foste mordida(o) pelo desejo de viajar, ou preferires concentrar-te na tua carreira, tudo bem.

10. Pára de tentar ser algo que não és

Se te sentires diferente do resto do mundo, não assumas que há algo de errado contigo. Pesquisa. Fala com pessoas. Explora os teus sentimentos para ver se há uma explicação.

11. Aprende a aproveitar o tempo sozinha(o)

Haverá muitas vezes na tua vida quando estiveres sozinha(o), seja por escolha ou por circunstância. Aprender a te divertires sem companhia ajudar-te-á a te sentires menos isolado.

12. Escreve um diário todos os dias

O diário é a porta de entrada para a tua alma. Passa algum tempo todos os dias a despejar os teus pensamentos e a explorar o teu subconsciente.

13. Em caso de dúvida, faz um esforço

É sempre melhor dar um passo extra. Pára e compra flores para um(a) amigo(a). Usa a roupa mais bonita. Deixa uma gorjeta extra para o teu empregado ou barman.

Traduzido e adaptado pela equipa de Inspiring Life / Sábias Palavras

Fonte: Thought Catalog

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS