Para muitas pessoas, praticar exercício físico é um verdadeiro suplicio, mas a verdade é que não é preciso muito esforço para se fazer um pouco de exercício. Na realidade, uma caminhada todos os dias é capaz de fazer muito melhor do que um treino intenso no ginásio. Além de que pode ser feito ao ar livre, onde podemos aproveitar a paisagem da Natureza!

Mas caminhar não só faz bem ao nosso físico como à nossa mente, trazendo diversos benefícios à nossa saúde tanto física como mental!

Por isso, deixa de ser preguiçosa(o) e toca a mexer essas pernas! Vais ver que te vais sentir muito melhor! Não acreditas? Então vê só todas as vantagens de caminhares pelo menos 30 minutos por dia:

1. Queima alguns quilos extra

Perder peso não significa necessariamente ter que fazer exercícios pesados ou ir ao ginásio. Basta acordar cedo e caminhar sem parar por pelo menos 30 minutos todos os dias.

2. Reduz o risco de diabetes

A perda de peso e diabetes andam de mãos dadas da mesma forma como perder peso reduz o risco de diabetes e aumenta a eficácia do tratamento.

3. Regula a pressão arterial

Uma rotina de caminhada regular reduz a pressão arterial e reduz a atividade nervosa simpática e, portanto, trata a hipertensão.

4. Fortalece o coração

Ganho de peso, diabetes e pressão arterial – todos eles aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Caminhar trata todos eles e assim manténs o teu coração forte, saudável e livre de doenças.

5. Evita demência

Doenças como a demência reduzem a qualidade de vida não apenas do paciente, mas também daqueles que cuidam dele. Portanto, antes que a situação se agrave, começa a andar. O aumento da atividade física aumenta a massa cinzenta, trata deficiências cognitivas e até melhora a função cognitiva.

6. Trata a osteoporose e osteoartrite

Quando a caminhada em si pode ser dolorosa, fazer exercícios de alta intensidade pode levar à degeneração da cartilagem, ainda mais naqueles que já estão em risco de osteoartrite ou osteoporose, por isso começa com calma e anda. Habitua-te a fazê-lo todos os dias, mesmo que devagar e por curtas distâncias, para manteres os joelhos fortes e saudáveis, sem os esforçares.

7. Controla os efeitos colaterais da terapia do cancro

Andar a pé é geralmente o primeiro passo para ficar em forma para pacientes com cancro e sobreviventes. Começa devagar e não te canses. Sê persistente e verás gradualmente a tua resistência voltar.

8. Prepara-te para exercícios intensos

Exercícios acelerados ou de alta intensidade vão cansar-te rapidamente. Portanto, começa com uma caminhada rápida, aumenta gradualmente o ritmo e logo o teu corpo parará de reclamar de todo o trabalho extra

9. Aumenta a criatividade

De acordo com a pesquisa, andar estimula a tua criatividade duas vezes mais do que o sentado. E o ambiente circundante não é o que aumenta o teu processo de pensamento, mas a ação de caminhar. Por isso dá um passeio rápido pelo teu espaço de trabalho ou toma um pouco de ar fresco por alguns minutos.

10. Acelera a recuperação

Andar a pé é a tua melhor aposta se estiveres a recuperar-te de problemas comuns, dor lombar ou qualquer outra forma de lesão. Caminhada rápida é um exercício de intensidade moderada que aumenta a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.

11. Limpa a mente e reduzi o stress

Quando estás stressada(o), permanecer em casa sem qualquer ar fresco ou nada mais para pensar pode tornar-te mais tensa(o). Dá um passeio e concentra-te nas coisas ao teu redor. Ou dá um passeio rápido e concentra-te no teu corpo.

12. Dá-nos uma nova perspectiva

De vez em quando, caminha e dá uma olhada em teu redor – as pessoas e os lugares. Ao olhares para a vida de outras pessoas, terás uma nova perspectiva sobre a tua própria situação.

13. Diminui os desejos

Uma das melhores maneiras de te conteres de fumar é dares um passeio na rua assim que o desejo chegar. A caminhada irá distrair-te e manter-te ocupada(o) por tempo suficiente para que o desejo diminua.

Traduzido e adaptado pela equipa de Inspiring Life / Sábias Palavras

Fonte original: Cure Joy

Imagem de capa: g-stockstudio, Shutterstock

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