Na maioria das vezes, quando sentimos algo diferente em nosso corpo, simplesmente ignoramos os sintomas ou dizemos que é apenas um resfriado, alergias ou idade, tentando sempre nos convencer de que não é nada grave.

A maioria das vezes isso pode até estar certo. Porém com mais frequência do que esperamos, esses problemas aparentemente inocentes podem indicar sintomas mais sérios, tais como a sensação de irregularidade pode ser um sinal de doenças mais sérias.

É por isso que é tão importante prestar atenção às mensagens que nossos corpos nos enviam – como quando percebemos problemas com a nossa tireoide.

Embora seja uma pequena glândula na nossa garganta, a tireoide é responsável por produzir o hormônio da tireoideia (ou TH), que regula seu metabolismo, temperatura e batimentos cardíacos.

Aprenda como detectar alguns sinais de alerta da tireóide, que frequentemente negligenciamos.

Vamos dar uma olhada neste órgão mais de perto:

Sua tireoide está localizada na frente do seu pescoço e tem a forma de uma borboleta, que é destacada acima em vermelho. É difícil acreditar que uma coisa tão pequena em seu corpo pode ter tanta influência.

Se sua tireoide se tornar hiperativa, ela produz muito hormônio da tireoideia, desenvolvendo assim o hiper- tireoidismo.

Opostamente, sua tireoide pode tornar-se sub-ativa, desenvolvendo muito pouco hormônio da tireoideia, desenvolvendo hipo tireoidismo.

  • Sintoma 1: Sentir-se triste ou deprimido

Segundo a Clínica Mayo, o hiper e hipotireoidismo podem afetar o nosso humor. Uma quantidade insuficiente de hormônios pode influenciar em uma menor secreção de serotonina e, assim, nos fazer sentir deprimidos ou impotentes. Por outro lado, excesso de hormônio tireoidiano pode causar ansiedade ou irritabilidade.

  • Sintoma 2: Constipação

A relação entre o funcionamento da tireoide e as dificuldades digestivas é a seguinte: a glândula é responsável por facilitar o processo de digestão com hormônios. Se você produz muito poucos hormônios, a digestão e a evacuação são impedidos consideravelmente.

“Este é um dos três principais sintomas mais comuns de hipotireoidismo”, diz o especialista em medicina integrativa Dr. Robin Miller .

  • Sintoma 3: Dormir demais

Todos temos dificuldade em sair da cama de manhã, mas quando parece insuportável , deve ser um alerta, de acordo com o Dr. Miller .

Uma tireóide lenta pode fazer as funções corporais ficarem no ritmo de uma tartaruga, o que faz você sentir sono mesmo durante o dia.

  • Sintoma 4: Perda de cabelo e pele seca

Sua pele está seca e coceira e nem sequer é inverno? Isso pode ser um sintoma de hipotireoidismo. A mudança de textura é por causa do metabolismo lento, que pode reduzir a transpiração.

Seu cabelo e unhas também podem se sentir secas e frágeis. Seu cabelo pode até cair. O motivo? A falta de hormônio da tireoide interrompe seu ciclo de crescimento do cabelo, o que resulta em perda de cabelo, às vezes mesmo até suas sobrancelhas.

“Muitos de meus pacientes entram e me dizem que o cabeleireiro os enviou”, diz o Dr. Miller . “Eles vão dizer:” Meu cabeleireiro disse que eu estou perdendo meu cabelo e que eu precisava ir ao meu médico saber sobre minha tireoide “. Os salões de cabelo estão mais conscientes dos problemas da tireoide do que alguns médicos! ”

  • Sintoma 5: Ganho súbito de peso

Embora o ganho de peso possa ser causado por muitos fatores, o aumento de peso repentino sem alterações em seus hábitos alimentares ou físicos pode ser motivo de preocupação, de acordo com o WebMD .

Na verdade, é uma das principais razões pelas quais as pessoas aparecem no escritório do Dr. Miller. “Eles vão me dizer que eles não estão comendo mais do que o habitual, mas estão ganhando peso”, diz ele. “Eles estão se exercitando, mas eles não estão chegando a lugar algum.

  • Sintoma 6: Sem interesse sexual

De acordo com numerosas fontes médicas, o hipotireoidismo também está relacionado com a libido. Se você sofre de hipotireoidismo, sua libido será também reduzida. É um sentimento que também é acompanhado por muitos outros sintomas, tais como ganho de peso, dores musculares ou perda de cabelos.

  • Sintoma 7: Dor muscular

A falta da hormônios da tireoide pode resultar na deterioração dos nervos, ocupando-se de enviar mensagens para o cérebro sobre o resto do corpo. “A causa podem ser dores inexplicáveis”, diz dr. Miller.

Mas se você sentir um adormecimento aleatório e misterioso em seus braços, mãos, pernas ou pés, considere que sua tireoide pode ser o culpado.

  • Sintoma 8: Coração acelerado

Quando nos apaixonamos por alguém, podemos sentir o coração acelerar, mais que o normal. Mas se você não está apaixonado e sentir o coração acelerado isso não é nada bom.

Além do que, isso pode apontar para problemas de tireoide e não de coração, como se poderia pensar à primeira vista. Nesses momentos, você nota que o coração bate com o dobro da velocidade normal e você pode sentir isso no pescoço ou no pulso.

Se isso soa como algo que você está experimentando, pode ser palpitações cardíacas, o que pode significar que há muitos hormônios tireoidianos inundando seu sistema.

  • Sintoma 9: Tonteiras

Seu cérebro pode parecer um pouco confuso com a idade – mas, se isso de repente for mais intenso, pode ser a sua tireoide.

O hipertireoidismo pode causar grande dificuldade de concentração, enquanto que o hipotireoidismo pode criar problemas de memória.

  • Sintoma 10: Pressão arterial elevada

Se você tem pressão alta e nada parece resolver o problema sem medicação – como uma dieta mais saudável ou mais exercício – você deve verificar sua tireóide.

Se você tiver uma tireoide demasiado ativa, o níveis de colesterol também pode aumentar e isso terá uma influência direta sobre a pressão arterial.

  • Sintoma 11: Apetite aumentado

O hipertireoidismo pode mexer com seu senso de gosto e cheiro, de acordo com a Health.com .

No entanto, se você não consegue parar de comer, pode ser hipertireoidismo – ou uma tireóide hiperativa.

Se for esse o caso, a parte “hiper” do distúrbio irá equilibrar todas as calorias que você recebe – por isso, apesar de comer constantemente, você pode não ganhar peso. Embora isso possa soar como o sonho de todas as mulheres, é definitivamente necessário fazer uma consulta com seu médico.

  • Sintoma 12: Desconforto no pescoço ou garganta

Sua tireoide está em seu pescoço, então a dor física no lugar onde está localizado faz sentido. Um nó na garganta, mudança na sua voz podem ser um alerta, se tiver algum desses sintomas faça o teste abaixo.

“Com um espelho na mão, concentrar-se na parte inferior do pescoço, acima da clavícula e abaixo da laringe. Sua tireoide é exatamente nesta área. Verifique esta área esticando o pescoço para trás. Bebe um pouco de água e engula. Veja se algum inchaço ou caroços aparecem quando da deglutição. Lembre-se de não confundir o Pomo de Adão com a tireoide. A segunda encontra-se mais perto da clavícula.

Se você sofrer algum dos sintomas presentes neste artigo, por favor consulte um médico.

Traduzido e adaptado pelo site parceiro Saber Viver Mais 

Por: Little Things

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS