O “eu te amo” é uma frase que todos gostam de ouvir, principalmente quando é dita pela pessoa que se ama. É maravilhoso ouvir essa frase quando se acorda, durante um telefonema no meio do dia, antes de adormecer ou quando é simplesmente dita de forma espontânea. Saber que alguém nos ama é um dos sentimentos mais reconfortantes e que nos deixa o coração cheio de amor e paz.

Apesar de dizer que ama ser importante, mostrar que ama é ainda mais importante. Pequenos gestos no nosso dia a dia demonstram a qualidade do nosso amor e, neste artigo, vamos mostrar 11 pequenos gestos que fazem qualquer pessoa se sentir amada.

1. Um simples abraço longo

O abraço é talvez o gesto que transmite mais conforto e segurança. Acho que todos nós nos sentimos protegidos do mundo quando estamos abraçados à pessoa que amamos. Apesar de algumas pessoas serem mais ligadas a fatores verbais, a maioria das pessoas dá também muita importância ao toque. Quando duas pessoas se abraçam é como se todo o mundo deixasse de existir e estivessem ali só os dois.

2. Ouvir desabafos

Normalmente pensa-se que apenas as pessoas mais frágeis é que desabafam e que as pessoas mais fortes não necessita disso. A verdade é que todos temos problemas e, muitas vezes, falar sobre os problemas liberta um peso enorme. Por vezes poderemos ouvir um “não é nada” ao nos mostrarmos preocupados com alguém e ao perguntarmos se algo está errado, mas a verdade é que mostrar que estamos ali para apoiar aquela pessoa e escutar aquilo que ela tem a dizer é uma forma única de mostrar que amamos essa pessoa.

3. Agradecer pelas pequenas coisas

Expressar a nossa gratidão é uma forma divina de mostrar que amamos alguém. Quem não gosta de sentir que o que faz é apreciado pela pessoa amada? Muitas vezes, somos rápidos a criticar quando as coisas não são bem-feitas, mas ser rápido a agradecer e a apreciar os pequenos gestos de apoio, serviço e ajuda, é algo que fortalece o amor entre duas pessoas.

4. Pedir um conselho da pessoa amada

Todas as pessoas gostam de sentir que são uma parte importante na vida da pessoa que amam. Quando tu sentes que conseguiste ajudar a pessoa que amas com a tua opinião ou um conselho, tu sentes-te mais útil e competente na relação a dois. Quando alguém te pede um conselho, essa pessoa mostra que confia em ti e que existe espaço para ti na sua vida. A necessidade, a dependência e o amor caminham de mãos dadas.

5. Elogiar

Quando se elogia sinceramente uma pessoa, ela sente que é apreciada, e isso irá aumentar a sua motivação para continuar a fazer melhor. Os elogios não podem ser usados apenas quando algo de grandioso acontece. Elogiar o esforço do parceiro para manter a forma física, ou para ajudar nas tarefas de casa, vai fazê-lo sentir que é apreciado, e isso resulta em mais amor.

6. A sua atenção total

Quando nós vemos a pessoa que amamos verificando o telefone durante um jantar a dois, nós interpretamos isso como ‘eu não sou importante para essa pessoa’. É preciso esforçar-se para ignorar aquela curiosidade de verificar a rede social ou escrever mais uma mensagem. Quando duas pessoas estão juntas e é o tempo delas, nada, menos importante, deverá intrometer-se entre os dois. A atenção é uma forma de demonstrar que estamos interessados e que essa pessoa é importante para nós.

7. Fazer a refeição favorita da pessoa que amamos

Desde pequeno ouço dizer – O coração das pessoas conquista-se pelo estômago. Uma forma de demonstrar que tu conheces a pessoa que amas é saber o que ela gosta, sem ter que lhe perguntar diretamente. Os casais que sabem pequenos detalhes sobre cada um, são os que têm uma vida a dois mais feliz.

8. Intimidade física constante no casamento

A intimidade física é uma parte essencial na vida e felicidade do casal; devido a essa importância, ela não deve ser negligenciada. O sexo é algo que tem dois efeitos no casal: ao nível biológico, a libertação de hormônios (dopamina e oxitocina) faz com que a pessoa se sinta mais alegre e leve; do ponto de vista pessoal, o ato sexual aproxima muito os dois e, por isso, deve fazer parte da sua vida. É um ato físico que é, também, um sinônimo de união e amor.

9. Encorajar o outro a ter tempo para si mesmo

Por vezes, algumas pessoas poderão ter dificuldades em exprimir o que necessitam. Essa dificuldade pode ser simples timidez ou, ao dizer que precisa de tempo com os amigos, por exemplo, essa pessoa pode sentir que está se impondo ou passando a mensagem que não quer passar tempo com a pessoa que ama. Quando existe esse encorajamento para ter as suas coisas, os seus hobbies e a sua vida social, a confiança e o amor irão aumentar.

10. Usar a roupa que o companheiro/a adora

Um ponto interessante – mostrar que ainda desejamos nos arrumar e ficar bonitos/as para a pessoa que amamos é uma demonstração de amor. Quando um parceiro vê a pessoa que ama vestida de forma elegante – especialmente para si – irá ver que ela ainda se importa e que gosta de si.

11. Cuidar de si mesmo

Fazer exercício físico, deixar vícios nocivos para o corpo, mimar a si próprio, são coisas importantes. Isso comunica que ‘eu quero viver uma vida longa e saudável contigo e irei fazer de tudo para cuidar da minha saúde’; esse até poderá ser o incentivo necessário para o próprio parceiro fazer o mesmo.

Todos esses pontos demonstram por gestos o que a simples e maravilhosa frase “eu te amo” exprime. Nos pequenos gestos, as pessoas podem fazer com que a sua vida a dois se torne mais feliz, harmoniosa e, sobretudo, cheia de amor.

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS