Com todos os problemas que nos vão surgindo dia-a-dia, é normal que por vezes fiquemos sob situações de enorme stress e nem nos dêmos conta. Desde questões no trabalho, dificuldades financeiras, crises no relacionamento ou até mesmo uma rotina demasiado desgastante, tudo isto pode provocar um alto nível de stress com que nem sempre conseguimos lidar.

Mas além da típica irritabilidade e nervosismo, a verdade é que o nosso corpo também dá alguns sinais de que podemos estar a passar por uma fase mais stressante do que o normal, alertando para paremos um pouco e, caso não consigamos acalmar por nós próprios, procuremos ajuda profissional.

Por isso, deves ficar bem atenta ao teu corpo caso reconheças alguns destes sintomas:

1. Dificuldade em dormir

Quando andamos stressadas(os), o facto de não conseguirmos parar de pensar nos nossos problemas faz com que não conseguimos dormir em condições.

2. Bastante queda de cabelo

Apesar de este poder ser um indicativo de estar sob stress, o ideal será consultares um especialista.

3. Cansaço extremo

Este ponto vai um pouco de encontro ao ponto 1, já que a partir do momento que o corpo não consegue descansar devidamente durante a noite, acaba por se ressentir.

4. Alergias na pele

Se não é hábito teres alergias no corpo, o facto de te aparecerem irritações na pele de um dia para o outro pode ser sinal de stress. Mas claro, o ideal será consultares um dermatologista.

5. Gastrite e úlceras

Um dos órgãos mais atingidos em momentos de stress é o estômago, o que pode acabar por originar úlceras e gastrites.

6. Músculos tensos

Já alguma vez te disseram que a melhor forma de aliviar o stress é praticar desporto? A verdade é que fazer exercício físico regularmente ajuda bastante a descarregar as tensões que o stress provoca nos músculos.

7. Baixa imunidade

Quadros de stress intenso podem baixar significativamente a imunidade, podendo originar diversas doenças.

8. Dores de cabeça

O stress é algo psicológico. Daí ser frequente que nos doa a cabeça em momentos de grande stress.

9. Alterações de apetite

Mais uma vez a influência que o stress tem no estômago, como já referimos no ponto 5, pode alterar o nosso apetite, seja aumentando ou diminuindo.

10. Tonturas

Situações extremamente stressantes podem gerar uma certa tontura, por causa da irritação no labirinto, órgão na área interna do ouvido.

Fonte: Minha Vida

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM