Uma vida saudável é o que todos queremos, contudo isso muitas vezes implica deixar de fazer – ou comer – coisas que gostamos! Mas a verdade é que todo esse esforço acaba por ser recompensado não só por corpo mais saudável como uma mente também e na realidade não é assim tão difícil quanto achamos!

Com algumas alterações simples e uma mentalidade positiva, irás conseguir mudar o teu estilo de vida e tornares-te assim uma pessoa mais saudável!

Assim sendo, aqui tens 10 passos simples, mas suficientes para te ajudar nesta tua mudança:

1. Evita alimentos processados e aditivos artificiais

De acordo com o jornal Canadian Medical Association: “Adoçantes artificiais podem estar associados com ganho de peso a longo prazo, aumento do risco de obesidade, diabetes, pressão alta e doenças cardíacas.” Assim sendo, habitua-te a leres os rótulos e a preparares as tuas refeições em casa. Será sem dúvida melhor maneira de evitares o consumo inadvertido de adoçantes artificiais, açúcar e sal em excesso.

2. Bebe água

Beber muita água é uma das maneiras mais fáceis de manter um estilo de vida saudável. Além disso, a hidratação ampla proporciona mais energia, pele mais clara e melhora o desempenho cognitivo, assim sendo procura consumir metade do teu peso corporal em onças de água por dia e mantém sempre uma garrafa à mão.

3. Dorme mais

O sono é tão importante para o teu corpo quanto comida e água, por isso certifica-te de fazes dele uma prioridade! Além de melhorar o desempenho cerebral, o tempo de reação e até mesmo a taxa metabólica, um bom sono também dá ao teu corpo a oportunidade de reparar qualquer dano causado ao longo do dia. Assim sendo, evita aparelhos eletrónicos duas horas antes de dormires e mantém o teu quarto numa temperatura mais baixa para um sono produtivo.

4. Medita

Foi comprovada que uma prática de meditação consistente tem a capacidade de alterar o cérebro. Meditadores de longo prazo têm mais massa cinzenta nos seus cérebros, resultando em melhor memória, tomada de decisão e até mesmo aprimoramento sensorial.

5. Habitua-te a uma rotina diária

O caminho para uma vida saudável é construir bons hábitos e uma rotina matinal faz exatamente isso. Uma manhã sem pressa reduzirá o stress, aumentará a positividade e melhorará o teu desempenho pelo resto do dia.

6. Pratica exercício físico

Junto com a dieta, o exercício é a melhor arma contra os riscos, como doenças cardiovasculares e obesidade. Mesmo uma rápida caminhada de 30 minutos, três vezes por semana, melhorará a tua saúde cardiovascular e respiratória e irá manter-te flexível. Além disso, o exercício também libera endorfinas, que melhoram significativamente o teu humor.

7. Escolhe bem os teus amgos

Amigos que fazem boas escolhas inspiram-te a fazeres o mesmo, e os amigos que sempre reclamam podem fazer com que faças o mesmo. Na realidade, os teus amigos refletem quem tu és.

8. OMEGA-3S

Os ácidos graxos ômega-3 são cruciais para os órgãos saudáveis e, se tens medo de não consumires alimentos suficientes, podes simplesmente tomar um suplemento. Os ômega-3 beneficiam a saúde do coração e diminuem seus níveis de triglicérides. Além da saúde cardiovascular, os ômega-3 melhoram a tua memória e o teu humor. Contudo, se não quiseres tomar suplementos, então grelha salmão e come uma dieta de estilo mediterrâneo.

9. Sai à rua

Gastar tempo na natureza aumenta a energia e diminui o stress. Um estudo mostrou ainda que o tempo gasto na natureza pode reduzir a inflamação e aliviar a hipertensão. Caminha pela floresta de vez em quando. Acredita que vais adorar!

10. Come vegetais

Finalmente, a prática mais básica de todas.  Comer vegetais ricos em potássio ajuda a baixar a pressão arterial e a prevenir cálculos renais. Aponta para metade do prato ao jantar e compra congelado por conveniência e facilidade de preparação.

Traduzido e adaptado pela equipa de Inspiring Life / Sábias Palavras

Fonte original: Power of Positivity 

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