O Museu do Louvre (França), os Museus do Vaticano (Itália) e o Museu Arqueológico de Atenas (Grécia): já imaginou o dinheiro que teria de investir só para visitar estes três museus? Felizmente, a internet veio mudar esse cenário.

Hoje em dia é possível visitar esses e muitos outros museus interessantes a partir de casa, sem gastar um cêntimo. Pode fazer visitas virtuais a museus de todo o mundo!

Para que comece as suas visitas virtuais ainda hoje, deixamos-lhe algumas das opções mais conhecidas e interessantes.

Os 10 museus que vale a pena visitar

1. Museu do Louvre

Um dos museus mais desejado pelos viajantes encontra-se em Paris e está instalado no palácio do Louvre. Sim, estamos a falar do Museu do Louvre, o museu que tem no seu catálogo a famosa Mona Lisa e mais cerca de 35.000 obras.

A visita virtual ao Museu do Louvre pode ser feita ao seu ritmo, sem interrupções e, mais importantes, sem longas filas de espera. Com apenas alguns cliques, estará dentro do museu mais visitado do mundo.

2. Museus do Vaticano

Estes museus, tal como os anteriores, costumam ter longas filas de espera. Mesmo chegando antes da abertura dos museus, pode dar por si numa fila enorme durante horas! A visita virtual, pelo contrário, pode ser iniciada a qualquer momento.

Nesta visita virtual terá a oportunidade de apreciar, com tempo, as maravilhosas artes que se encontram no teto da Capela Sistina (um dos trabalhos de Michelangelo) e ao longo do museu. Sem dúvida, uma visita que vale muito a pena!

3. The British Museum

Porque o Museu Britânico é tão importante? Este museu conta com cerca de 6 milhões de objetos de grande importância para a cultura mundial. Esta é a principal razão pela qual o museu recebe tantas visitas anualmente.

O The British Museum tem realmente muita coisa para ver, portanto não se surpreenda se precisar de mais do que um dia para concluir a visita.

4. Museu d’Orsay

Mais uma vez, uma recomendação em Paris, o Museu d’Orsay. Este museu tem a particularidade de se encontrar dentro de uma estação ferroviária que foi construída no ano de 1900 (incrível, não é?).

Na visita conseguirá ver algumas das obras de arte através do Google Arts & Culture e terá acesso a alguns vídeos educativos que o vão ajudar a entender um pouco melhor a história e as obras de arte expostas.

5. Museu Calouste Gulbenkian

Finalmente, uma visita virtual em Portugal. Neste museu com visita 360o será possível ver objetos do Antigo Egito, do Oriente Islâmico e ainda de alguns artistas conhecidos, como Monet ou Rembrandt.

6. Galeria Nacional de Arte

A Galeria Nacional de Arte dos EUA é uma das mais visitadas em todo o mundo, quando se fala em museus de arte.

Nesta visita virtual é possível explorar uma grande variedade de obras de arte de artistas conhecidos, como Van Gogh, Leonardo da Vinci, Monet, Rembrandt, entre outros. No museu pode encontrar tanto obras de arte europeias, como obras de arte americanas.

7. Museu Nacional de Antropologia

Neste museu é possível ver a Pedra do Sol, mais conhecida como “Calendário Asteca”. Este calendário apresenta uma dupla estrutura: o calendário solar civil (de 365 dias) e o calendário místico (de 260 dias).

A visita a este museu pode ensinar-lhe um pouco mais sobre a pedra do sol e não só.

8. National Air and Space Museum

Além de aviões, é possível ver exemplares de foguetes, satélites e um pedaço de rocha lunar! E, fazendo a sua visita a partir do site, também terá jogos, fotos e muitos vídeos, para que tenha toda a informação possível.

9. Museu Casa de Anne Frank

Sim, é verdade, este museu também conta com uma visita virtual que lhe dará mais conhecimento acerca da história e vida de Anne Frank.

Nesta visita conseguirá conhecer a sala onde Anne Frank e a família se esconderam durante mais de dois anos e a casa onde moravam antes do início da Segunda Guerra Mundial. Também terá acesso a vários vídeos sobre Anne Frank e pode aproveitar a sessão especial de realidade virtual, caso tenha o equipamento necessário.

10. Museu Arqueológico de Atenas

Este museu da Grécia dá-nos algumas informações sobre o passado com a sua enorme coleção de obras de arte e artefactos da civilização grega. As coleções de pré-história e de arte do Egito destacam-se neste museu.

Infelizmente esta visita virtual não é tão imersiva como outras da lista, mas dá para ter uma boa ideia do que está disponível no museu.

E não fica por aqui! Existem muitos outros museus de interesse que, atualmente, podem ser visitados online. A questão é: será que aquele museu que sempre quis visitar tem uma visita virtual?

VÊ TAMBÉM