Para muitas pessoas, o facto de alguém estar sozinho é sinal de ser anti-social ou indesejada, mas a verdade é que muitas pessoas estão sozinhas por opção própria e acredita que não é assim tão mau quando pensas.

Na realidade, estar sozinha(o) traz diversas vantagens à nossa vida, tais como:

1. Podes recarregar energia

Estar cercada(o) por outras pessoas esgota-nos a nossa energia. Pode ser mentalmente exaustivo estar constantemente conectado com os outros. O tempo sozinho permite que faças uma pausa emocional e te recarregues.

2. Tens mais tempo para reflectir

Estar sozinha(o) dá-te uma grande chance de auto-reflexão. Não tens que processar os pensamentos e sentimentos dos outros e isso dá-te tempo para te concentrares em ti.

3. Podes conhecer melhor as tuas próprias emoções

Estar sozinha(o) pode dar-te uma perspectiva melhor das tuas próprias emoções. Terás uma ideia melhor do que te deixa triste, do que te perturba e do que te faz feliz.

4. Comecerás a fazer coisas que realmente gostas

Quando cercada(o) por outras pessoas, tens que fazer concessões para descobrires maneiras de forma a que todo grupo possa desfrutar de uma atividade. Normalmente, as coisas que mais desejas, nem sempre são o que o grupo quer. Estar sozinha(o) dá-te a liberdade de fazeres o que realmente queres fazer.

5. Serás muito mais produtivo

A companhia de outras pessoas é sem dúvida divertida, mas também afeta drasticamente a tua produtividade. Muitas vezes, a presença de outras pessoas simplesmente distrai-te de fazeres as coisas.

6. Os relacionamentos irão tornar-se muito mais agradáveis

Irás notar que desfrutarás ainda mais dos teus relacionamentos com os outros! Isso ocorre porque o tempo que passas sozinha(o) dá-te uma maior apreciação por ti mesma(o) e pelos outros.

7. Tornas-te mais independentemente

Se gostas de ficar sozinha(a) vais sentir-te mais confiante na tua capacidade de ficares sozinha(o). O que, por sua vez, naturalmente te tornará mais independente. Não sentirás um desejo ardente de companhia ou ansiedade por estares sozinha(o).

8. Não tens de manter os outros constantemente felizes

A vida é carregada de vários relacionamentos. A maioria desses relacionamentos é mantida quando ambas as partes permanecem felizes. Isso pode tornar-se extremamente desgastante dependendo de com quem é o relacionamento. Ao estares sozinha(o), a única felicidade com que tens que te preocupar é a tua.

9. Não tens de pedir desculpa por nada

Nós tendemos a fazer coisas que perturbam outras pessoas, ou ferem os seus sentimentos, e rapidamente temos que nos desculpar por isso. Quando estás sozinha(o) deixas de ter toda a pressão.

10. Páras de procurar validação

Muitas vezes sentimos a necessidade de obter aprovação de nossos amigos e familiares antes de agir. Passares tempo sozinha(o) ensina-te a confiares nos teus instintos e tomares decisões sem qualquer influência externa.

Traduzido e adaptado pela equipa de Inspiring Life / Sábias Palavras

Fonte: Higher Perspectives

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS