As raposas são animais bastante adoráveis à primeira vista, mas não deixam de ser animais selvagens que evitam qualquer contacto com os seres humanos, excepto a pequena raposa Pudding.

A National Fox Welfare Society (NFWS) é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a resgatar e reabilitar raposas, tendo também disponível um santuário para os animais que não possam voltar para a Natureza, como aconteceu com Pudding, que ao ser resgatada quando era apenas uma cria, acabou por não conseguir se adaptar à Natureza quando chegou a altura de ser reabilitada.

A verdade é que, segundo Mark Hemmington, o fundador da NFWS, no dia anterior à apresentação de Pudding ao grupo onde ia ser integrada, uma árvore de 60 metros caiu e bloqueou o acesso à zona das raposas. Felizmente, nenhum animal se feriu, no entanto a sua remoção demorou meses, e embora Hemmington possa ter continuado a alimentá-las, Pudding acabou por não conseguir ir para lá, obrigando a que esta ficasse com ele até poder juntar-se às outras raposas.

Quando finalmente a árvore foi removida e o acesso ficou disponível novamente, Pudding já havia criado uma relação de afinidade com Hemmington, dificultando a sua reintegração na Natureza. Na realidade, ela já estava demasiado dependente deste, tornando impossível a sua sobrevivência na Natureza selvagem.

Apesar das inúmeras tentativas de Hemmington em reintegrar Pudding em diversas ninhadas, nenhuma resultou. Por isso, este decidiu mantê-la na NFWS como uma raposa residente, sendo actualmente a embaixadora oficial desta organização.

Independentemente da sua decisão, Hemmington não apoia quem mantém as raposas como animais domésticos, dizendo numa entrevista, “eles são animais selvagens e é aí que eu acredito que eles devem estar”. No entanto, embora desejasse que Pudding pudesse ter-se juntado às suas conterrâneas selvagens nas florestas do Yorkshire, fica feliz por saber que ela será bem cuidada na NFWS.

Até dá vontade de ter uma em casa, não achas? 😍

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM