Só quem sofre de depressão é que sabe realmente o que se sente e a dificuldade que é simplesmente viver. Quando falamos nesta doença imaginamos alguém sentado no escuro, olhando para o vazio, com as lágrimas a escorrer pelo rosto, mas nem sempre é assim.

Katelyn Marie Todd é uma jovem que se debate com depressão há algum tempo e decidiu publicar uma foto no seu perfil do facebook que acabou por se tornar viral, não pela imagem em si, mas pelo texto que a acompanha.

Tentando alertar as pessoas para esta doença que pode mesmo levar ao suicídio, Katelyn descreveu como a depressão a deixou em tal estado que chegou ao ponto de já nem ter vontade de se lavar, escovar os dentes ou até mesmo pentear.

Segundo Katelyn, “a depressão não é bonita. É falta de higiene, louça suja, e um corpo ferido de tanto dormir”.

Esta foi a foto que Katelyn publicou:

“Eu escovei meu cabelo hoje. Pela primeira vez em 4 semanas. Estava enrolado e torcido. Ele partiu a cada vez que penteava. Chorei quando lavei e meti condicionador, porque me esqueci como sentia o passar dos dedos por ele. Também escovei os meus dentes, pela primeira vez numa semana. As minhas gengivas sangraram. A água ficou vermelha. Eu também chorei por isso. Quando eu saí do chuveiro, não consegui parar de cheirar o meu cabelo e os meus braços. Eu evitei abraçar as pessoas por algum tempo, porque eu nunca cheirava bem. Eu cheirava como se estivesse em repouso durante uma semana. Não tenho roupas limpas, porque estou muito cansada e triste por lavá-las.

A depressão não é bonita. A depressão é má higiene, pratos sujos e um corpo dorido de dormir. Depressão é ter 3 amigos que ainda estão por perto porque têm paciência e amor de santo. A depressão faz-te chorar até que não hajam mais lágrimas. Apenas te acalma e quando estás ofegante, até que chega o próximo suspiro. A depressão fica a olhar para o teto até os teus olhos arderem porque te esqueces de piscar. A depressão está faz a tua família chorar porque eles acham que não os amas mais quando estás apenas distante e distraído. A depressão é somática e emocional, um vazio que podes sentir fisicamente.

Tenta ter cuidado com os teus amigos e familiares que tenham problemas em levantar-se com energia, cuidarem da higiene ou sair. E por favor, leva-os a sério se eles falam contigo sobre isto. Estavam a tentar. Juro que estamos a tentar. Vês? Eu escovei o meu cabelo hoje.”

PORKatelyn Marie Lesho
Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM