Ben Ryan é um professor de Psicologia e Ciências Aplicadas que não podia ter ficado mais feliz quando soube da notícia de que ia ser pai, no entanto, o que tinha tudo para ser uma fase feliz, acabou por se tornar num pesadelo quando viu o seu pequeno bebé a ficar sem um braço devido a uma complicação durante o parto.

Ao ter nascido numa posição desadequada, o braço esquerdo do pequeno Sol ficou torcido, dando origem à formação de um coágulo que acabou por provocar a “morte” do membro superior. Apesar de todas as tentativas da equipa médica para salvarem o braço, a verdade é que este acabou por ter de ser amputado apenas 10 dias após o seu nascimento.

Quando Sol pôde finalmente ir para casa, Ben reparou que este já nem mexia o pequeno coto que sobrou do braço, por isso decidiu ir à cozinha, pegar numa esponja e fixá-la à sua volta. Para sua surpresa, Sol começou de imediato a levantar o braço e a mexer nos bonecos que tinha acima de si, tendo começado a partir desse momento a utilizar os dois braços.

A sua reacção acabou por inspirar Ben a encontrar uma solução melhor para o seu problema começando a experimentar construir diferentes tipos de próteses em casa até conseguir uma que finalmente servisse ao pequeno Sol, pois percebeu que quanto mais cedo o seu filho começasse a utilizar uma prótese, mais fácil seria a sua adaptação. No entanto, à medida que ia testando as suas criações, começou a aperceber-se de que iria precisar de ter ajuda profissional, por isso decidiu começar a estudar engenharia.

Recorrendo a uma impressora 3D, ao scanner da sua XBOX e aos seus conhecimentos de design de produtos e engenharia, ao fim de dois anos conseguiu finalmente criar uma prótese que, segundo Sol, “encaixa perfeitamente”, tendo este ficado tão feliz que quis ir de imediato para a escola mostrar o seu novo adereço aos amiguinhos.

Consciente de que existem muitas outras crianças que são obrigadas a esperar pela adolescência para conseguirem ter uma prótese, Ben decidiu criar uma empresa e testar o produto em 25 famílias por todo o Mundo.

Sem dúvida uma história inspiradora ❤️

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM