Algumas pessoas dizem que a melhor sensação do mundo é amar e ser amado, outras têm muito medo de tentar amar alguém. Estas são as principais razões desse medo.

1. O amor torna-nos vulneráveis.

O amor torna-nos “dependente” da pessoa por quem nutrimos esse sentimento. Ficamos pessoas mais sentimentais e menos racionais, qualquer acção ou palavra negativa vinda da pessoa amada vai magoar-nos imenso.

2. Um relacionamento toma muito tempo, tempo para os amigos, para a família, etc…

Às vezes temos medo de investir num relacionamento porque é um envolvimento tão grande que passamos a “viver em função daquela pessoa”. A vida social fica praticamente de lado, principalmente numa fase inicial.

3. Medo de não ter sucesso na carreira profissional por perder o foco.

Muitos de nós ambicionamos com um futuro promissor, investindo todo o nosso tempo na nossa carreira. E como nos apercebemos que só temos mesmo tempo para isso acabamos por fazer a opção de não colocar alguém na nossa vida que nos distraia do principal objectivo de vida.

4. Medo da rejeição – da família, dos amigos…

Isto é muito comum, umas vezes com medo que a família rejeite a pessoa escolhida, outras vez com medo que a pessoa não aceite a família. Por isso  muitas vezes não levamos relacionamentos para uma fase mais “a frente” porque é um passo complicado de dar.

5. Medo da mudança.

Por muito que digam que não, muita coisa muda, ao colocarmos alguém na nossa vida. Todas as pessoas são diferentes na maneira de pensar ou agir, e isso implica que ao partilharmos vida com alguém tenhamos de nos “moldar” a outra pessoa.

6. Medo de assumir um compromisso.

O medo de assumir um compromisso é algo que acontece com bastante frequência, isto porque hoje em dia temos tanta facilidade em conhecer pessoas novas que acabamos por ter medo de “escolher” a pessoa errada.

7. Medo de sermos traídos.

Talvez por falta de auto-estima este medo seja comum em algumas pessoas.

O que eu tenho a dizer sobre isto é que amar e ser amado realmente é algo maravilhoso. Nesse contexto é impossível fugir a estes medos e essas possibilidades que nos podem realmente aterrorizar.

Mas vale a pena arriscar, porque mesmo que falhem 9 vezes e só acertem à décima, vai valer a pena. Além disso, como em tudo na vida, é enfrentando os nossos medos que ficamos cada vez mais fortes.

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM