Não existe nada mais incomodativo para uma mulher do que ouvir constantes assobios de cada vez que anda em público como se tratasse de um gato, principalmente se esses assobios passam para comentários indesejados ou até mesmo perseguições.

Farta dessa situação, Nove Jansma, uma estudante de 20 anos de idade de Amsterdam, decidiu realizar uma experiência e , durante o mês de Setembro, começou a tirar selfies com os homens que a assediavam na rua e a partilhar as fotografias com a legenda das palavras dos seus abusadores numa página do Instagram que criou com o nome de dearcatcallers.

O mais perturbador é que todos esses homens aparecem a sorrir nas fotografias, contrastando com o rosto sério de Jansma, mostrando assim que mesmo sendo incomodativo para as mulheres, os homens que o fazem não têm qualquer vergonha disso e até acham piada!

O perfil do Instagram já conta com mais de 260 mil seguidores e apesar da sua experiência já ter terminado, Jansma continua a aceitar fotos de mulheres que queriam partilhar o seu sofrimento e espera com isso criar um diálogo global sobre a luta coletiva enfrentada pelas mulheres.

Só para que saibas, a partir de 1º de janeiro de 2018, o chamado “catcalling” será punido por lei na Holanda natal de Jansma, e os infractores estarão sujeitos a multas de até 190 euros!

Pode ser que mais países sigam o seu exemplo!!

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM