Muitas vezes consumimos certos produtos porque alguém nos disse que faziam emagrecer ou porque vimos na televisão ou na internet que eram uma excelente solução para a perda de peso, mas isso nem sempre pode correr bem, e que o diga uma jovem inglesa que esteve às portas da morte por ter bebido apenas três chávenas de chá verde por dia!

É verdade! Pode parecer estranho, mas esta jovem decidiu encomendar dois pacotes de chá verde da China para a ajudar a perder peso e ao fim de alguns meses começou a sentir dores, náuseas e tonturas.

Os médicos suspeitaram que fosse uma infecção urinária e acabaram por lhe recomendar alguns medicamentos, no entanto, o seu estado continuava a piorar. Certo dia, acabou mesmo por ir parar às urgências e foi então que lhe diagnosticaram hepatite aguda, apesar de não saberem o que poderá ter provocado este problema no seu fígado.

Quando os médicos lhe começaram a fazer algumas questões – se tinha viajado, se tinha consumido álcool ou drogas -, ela acabou por dizer que tinha encomendado o chá da China que anda a tomar há já alguns meses, sendo que os médicos ordenaram-lhe de imediato que deixasse de beber o dito chá!

Apesar de não terem a certeza exacta do que poderá ter causado, os médicos suspeitam que a falha nos rins poderá ter sido provocada por um ingrediente no chá verde chamado camellia sinensis; ou até mesmo de algum pesticidas que pode ter sido utilizado no seu cultivo.

A verdade é que após ter deixado de tomar o chá, esta jovem começou a recuperar.

Por isso, o conselho que te deixo é: antes de consumires o que quer que seja, deves informar-te muito bem sobre o produto em questão, incluindo os seus ingredientes e a sua forma de preparação e confecção!

Imagem de capa: Kichigin, Shutterstock

FONTEDaily Mail
Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM