Por muitos filhos que tenhamos, cada um deles vai ter a sua personalidade única, acabando por serem completamente diferentes uns dos outros, e isso pode ter tudo a ver com a sua ordem de nascimento.

Na realidade, várias pesquisas afirmam que a ordem em que nascemos relativamente aos nossos irmãos pode influenciar a nossa personalidade, como poderás ver pela imagem abaixo:

Primeiro

O filho mais velho da família tende a ter melhores habilidades de liderança e assume uma abordagem mais conservadora, orientada para o poder e dominante. Devido ao facto de sentir que tem de cuidar dos seus irmãos mais novos, acabam por desenvolver um maior sentido de responsabilidade. Os primogénitos também são bastante honestos, no entanto não são resistentes ao stresse como os seus irmãos.

segundo

Ao ter o seu irmão mais velho como termo de comparação, acabam por se sofrerem com as exigências ambiciosas da família, fazendo mais erros do que o costume, no entanto, esses erros servem para que aprendam mais. Eles também são conscientes e diligentes.

último

Os irmãos mais novos tendem a formar uma personalidade diferente. As crianças mais jovens geralmente estão sobrecarregadas pelos seus pais e apreciam a atenção que eles dão aos irmãos mais velhos. Crianças que nasceram em último lugar podem sentir-se menos independentes em comparação com os seus irmãos, no entanto, são altamente motivadas pelos seus irmãos mais velho.

único

O único filho não precisa de se preocupar em competir com outros irmãos. O que acontece é que por norma estas crianças também são muitas mimadas e tendem a receber muita proteção dos seus pais. Desta forma, as crianças tendem a tornar-se dependentes de outras pessoas e geralmente são mais auto-centradas. Os perfeccionistas são muitas vezes apenas crianças que nunca param para alcançar os seus objetivos.

FONTEShareably
Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM