Se achas que a TPM (Tensão Pré-Menstrual) é algo exclusivo das mulheres, pois então fica a saber que não! Apesar dos homens não terem menstruação, eles também sofrem de uma anomalia hormonal que os deixa agressivos, irritados, confusos e extremamente emotivos – muito idêntico aos sintomas da TPM – à qual foi dada o nome de SHI (Síndrome do Homem Irritado).

Quem o descobriu foi o pesquisador Gerald Lincoln, do Conselho de Pesquisa Médica da Escócia que ao fazer testes em carneiros percebeu que, no inverno, estes animais passam por uma redução de até 90% no nível de testosterona nos seus organismos, ficando mais agressivos e extremamente confusos. Na realidade, essa descoberta acabou por surpreender os cientistas, pois acreditavam que a agressividade estava associada a altos níveis de testosterona, e não o contrário.

Ao contrário das mulheres, que sofrem de TPM em determinadas alturas, no caso dos homens não existe um período especifico para que a SHI apareça, sendo que pode ocorrer quando passam por situações traumáticas como perdas de pessoas queridas, stress no trabalho, conflitos no casamento, ou outros eventos que causem baixa do nível de testosterona.

Devido à sua componente emocional e psicológica, muitos homens confundem a SHI com depressão, no entanto, o seu tratamento é muito mais fácil, sendo apenas necessário uma reposição hormonal e terapia, para garantir uma estabilidade emocional durante o período.

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM