O nosso corpo é capaz de nos dar os mais variados sinais de que algo não está bem com a nossa saúde, no entanto, nem sempre somos capaz de os perceber, como no caso da cera!

Tecnicamente, a cera é composta de ácidos gordos de cadeia longa, esqualeno e álcoois que fornecem um revestimento impermeável prevenindo a infecção, entre outras coisas.

Felizmente, podes saber se algo não está bem nos nossos ouvidos limpando-os com frequência e ficando bem atenta(o) não só à cor da cera como à própria textura.

Estes estão alguns exemplos do que a cor da cera poderá revelar sobre o teu estado de saúde:

1. Amarelo suave e pálido

Mais comum entre as crianças, é normal e saudável que estas produzam muito mais cera de ouvido do que os adultos. À medida que as crianças envelhecem, elas produzirão menos.

2. Molhado, pegajoso e amarelo

A cera amarela e húmida é uma das duas variedades comuns de cerúmen encontradas na maioria das pessoas. A textura húmida e pegajosa é especialmente boa para lubrificar o canal auditivo, o que os impede de serem secos e pruridos.

3. Branca, seca e escamosa

A cera branca, seca e escamosa é o outro tipo de cera mais comum que se encontra dentro dos teus ouvidos e está ligada a um gene recessivo. Esta cor da cera é geralmente vista em pessoas que produzem menos odor corporal.

4. Escuro e pegajoso

A cera escura é indicativa da forma como o teu corpo libera suor. Quanto mais escura é a cor, mais provável é que tenhas um produto químico no teu suor que esteja ligado à tua capacidade de produzir odor corporal.

5. Espessa e escura

Este tipo de cera pode ser um sinal de que estás a produzir mais cera do que o normal e isso pode dever-se ao stress ou até sensação de medo. Quando a produção de cera é mais rápida do que o que teu corpo consegue naturalmente expulsar, pode ocorrer um acúmulo de cera, o que pode levar à perda auditiva temporária.

6. Castanha escura ou preta

A cera escura pode ser um sinal da sobreprodução de cera do estresse como mencionado acima. É também um sinal de que esteve no teu ouvido por um tempo. As gorduras na tua cera reagem ao oxigênio, fazendo com que a substância escureça. Quanto maior a cera no teu canal auditivo, mais oxigênio está exposto, levando a uma tonalidade mais escura.

7. Sangue

É normal que a cera de ouvido mais velha e mais escura tenha uma aparência similar ao sangue. No entanto, também pode ser uma indicação de um tímpano de orelha quebrada ou perfurada.

9. Molhada e escorregadia

É normal que a cera do ouvido saia do canal auditivo de vez em quando em pequenos graus, pois este é o mecanismo de limpeza natural da tua orelha.

9. Cinzenta

Se a tua cera é geralmente do tipo mais húmido, mais pegajoso, mas percebes que está a aparecer de cor cinza, é provável que seja resultado de acumulação de poeira.

Traduzido e adaptado: LittleThings

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM