Todos nós sabemos que devemos ter uma alimentação saudável para o bem da nossa saúde, no entanto, nem sempre é fácil controlarmos-nos na quantidade de comida que ingerimos.

Felizmente, existe uma forma muito simples de saberes a quantidade perfeita para satisfazeres as tuas necessidades alimentares utilizando apenas o teu punho.

Aprende só como fazeres:

1. Cinco refeições por dia

Deves fazer tantas refeições quantos os dedos da mão:

  • O polegar – pequeno-almoço
  • O indicador – lanche a meio da manhã
  • O dedo médio – almoço
  • O anelar – o lanche da tarde
  • O dedo mindinho – jantar.

A quantidade de comida para cada uma dessas refeições deve ser proporcional ao tamanho dos dedos – deves comer mais ao pequeno-almoço e menos ao jantar.

2. Uma falange de gordura

Não precisas de mais do que uma falange de manteiga ou óleo por refeição.

3. Uma palma de proteínas

Carne ou peixe: uma porção de proteína do tamanho da palma da tua mão é mais do que suficiente para satisfazer a tua necessidade a cada refeição.

4. Um polegar de doce

Quando te apetecer um doce, lembra-te: um polegar é suficiente.

5. Um punho fechado de sobremesa

Para os amantes de doces, essa é a medida perfeita de sobremesa.

6. Dois dedos de queijo

Não precisas de comer mais do que dois dedos de queijo para satisfazeres o teu paladar e a tua necessidade de cálcio.

7. Um punho de carboidrato

Massa e arroz – um punho de carboidrato é suficiente para satisfazeres o apetite.

8. Duas mãos cheias de frutas e vegetais

Muitas, mas sem exagero, claro!

FONTECuide-se
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