Algumas pessoas cansam-nos, sugam a nossa energia e destroem a nossa estabilidade e as nossas emoções. Essas pessoas são verdadeiras destruidoras da nossa saúde e da nossa paz interior, adoecem a nossa capacidade emocional e distorcem as nossas sensibilidades. Afasta-te delas e verás uma incrível melhoria na tua saúde física e mental.

A verdade é que ao longo do tempo, passamos a desconhecer muitas pessoas que antes pensávamos conhecer, e percebemos que vivemos sujeitos às suas chantagens e exigências, à sua conversa, ao seu comportamento e, especialmente, às suas emoções tóxicas.

Essas pessoas não sabem como respeitar nem como ter consideração pelos outros, e utilizam-nos como marionetes do seu mau caráter e como alvos de conflitos externos e internos.

Elas não vivem nem deixam viver e, portanto, impedem o nosso desenvolvimento e crescimento pessoal.

“Essas pessoas podem fazer isso de forma consciente ou não, mas é evidente que nos afogam e intoxicam, fazem-nos sentir vulneráveis, fazem com que fiquemos com raiva facilmente ou que desejemos fugir e desistir de tudo o que temos.”

Infelizmente, nem sempre podemos afastar-nos fisicamente destas pessoas, pois elas podem pertencer à família ou ser nossos colegas. No entanto, podendo ou não fazê-lo, o importante é conseguir um distanciamento emocional. Então, o melhor a fazer é começarmos a ter a força para nos mantermos fora da sua capacidade de ação, não permitindo que elas influenciem o nosso comportamento.

Se tens alguém na tua vida que te está a magoar, tu podes jogar com a vantagem da antecipação, porque sabes que os seus comportamentos e intenções são previsíveis.

Temos também que jogar com as expectativas.

Esperamos tanto dos outros que muitas vezes somos incapazes de aceitar a realidade como ela é. Isto gera desapontamentos e desilusões, alimentando uma atmosfera na qual é muito difícil respirar.

Manter-nos próximos a pessoas que nos fazem bem irá ajudar-nos a superar a ausência e a esquecer as pessoas que nos faziam mal, e desceremos dessa montanha-russa emocional, libertando-nos finalmente das nossas preocupações e inseguranças. Isto terá um resultado tão rápido e direto quanto satisfatório: os nossos problemas irão diminuir e poderemos finalmente viver felizes e em paz.

Quando nos afastamos das pessoas que nos causam dor, estamos a aproximar-nos da felicidade.

Afasta-te de quem não te merece e aproxima-te de quem demonstra preocupar-se contigo e de quem luta por ti. Não te magoes ao tentar forçadamente manter uma boa impressão sobre os outros ou pensando que eles têm sempre boas intenções.

Dizem que quando alguém tem a intenção de prejudicar-nos, o melhor desprezo que podemos dar a essas pessoas é ignorá-las e não mostrar apreciação; ignorar as mensagens negativas.

Ambientes tóxicos e em conflito têm uma capacidade de contágio devastadora para a nossa saúde.

Quanto mais nos afastarmos emocionalmente desses ambientes, melhor nos sentiremos.

A vida é muito curta para viver em angústia ou para sofrer por quem não merece. Assim, ama as pessoas que te tratam bem e distancia-te daquelas que não o fazem. Sem arrependimentos.

Imagem de capa: Alena Ozerova, Shutterstock

PORRaquel Aldana
Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM