Também és dos que sofrem com aquelas bolinhas brancas no rosto? Pois fica a saber que na realidade esse problema trata-se de milium (ou mília) que são pequenos cistos epidérmicos localizados na região superficial da pele, também conhecidos como caroços leitosos, devido ao seu aspecto esbranquiçado.

Compostos de queratina, não existe uma idade especifica para o seu aparecimento, sendo um problema estético que incomoda muita gente.

No entanto, apesar de desaparecerem com o tempo, existem alguns truques para te veres livre deles mais cedo, tais como:

1. Cuidados com a pele

Deves lavar e esfoliar a tua pele diariamente, aplicando um bom hidratante logo de seguida.

2. Sauna

O calor do vapor abre os poros e podes remover os carocinhos esfregando-os com cuidado com um algodão depois.

3. Evita o sol

Deves evitar o sol ou pelo menos usar um creme facial com protetor solar, pois a exposição solar em demasia pode fazer com que os caroços se espalhem.

4. Mel

O mel tem uma propriedade hidratante e, ao mesmo tempo, antioxidante, facilitando a remoção dos caroços.

5. Limão Siciliano

Com um esfoliante caseiro feito com limão, podes remover os caroços. Basta espremeres meio limão siciliano e misturares o sumo com 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de azeite. Esfrega o rosto com a mistura por alguns minutos e deixa actuar por 20 minutos antes de enxaguares com água morna.

6. Amido de milho e vinagre

Mistura uma colher de chá de vinagre (de preferência vinagre de maçã) com amido de milho suficiente até que tenhas uma pasta. Aplica na área afetada e deixa actuar de 20 a 30 minutos. Lava com água morna.

7. Feno grego

Devido às suas propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e antisépticas, as folhas de feno grego têm um efeito excelente sobre a acne, cravos e milium.

8. Óleo de rícino

Esfrega uma colher de chá de óleo de rícino na pele e espera até que seja completamente absorvido. Depois, lava o rosto com água morna.

9. Romã

Torra algumas cascas de romã até elas ficarem vermelhas escuras e enrugadas. Passa-as no moedor e aplica o pó nos caroços com água sem lavar. Repete este procedimento uma vez por semana até que os caroços desapareçam.

FONTECuide-se
Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM