Os chinelos de dedo são uma moda quase universal, no entanto, o que muitas pessoas desconhecem é que na realidade eles podem ser os causadores de bastantes problemas de saúde.

Apesar de todo o conforto e facilidade de uso deste calçado, existem vários perigos relativos à sua utilização aos quais deves estar atenta(o).

Estes são alguns deles:

1. Mau andar

Estudos mostram que as pessoas que se acostumam a usar chinelos, muitas vezes dão passos mais curtos do que deveriam, mudando completamente a sua forma de andar.

2. Problemas nos pés

A alteração da forma de andar pode levar a alguns problemas de podologia bastante dolorosos à medida que o tempo vai passando, e até mesmo causar problemas como luxação das articulações dos dedos.

3. Bactérias

Além da falta de suporte físico, os chinelos de dedo também podem deixar os pés expostos aos elementos, incluindo bactérias tóxicas.

4. Bolhas

A maioria das tiras dos chinelos de dedo podem criar enormes quantidades de atrito no topo do pé e dedos dos pés;

5. Fascite plantar, esporões ósseos e pobre postura

O apoio extracedor do arco também pode levar a problemas como fascite plantar e metatarsalgia, distúrbios de dois pés que podem levar a dor severa nas costas e na frente do pé, respectivamente. Além de que o dano nas articulações e no ligamento também pode levar a esporões ósseas, crescimento doloroso dos ossos nas articulações.

6. Plásticos nocivos

Materiais cancerígenos, tais como látex ou BPA, podem ser encontrados em chinelos e podem ter efeitos profundos na saúde, especialmente naquelas pessoas com alergias ao látex.

7. Joanetes

Ao usarem os dedos para ganhar força ao caminhar ou para evitar que os chinelos escorreguem do pé, os utilizadores de chinelos de dedo que sofram de joanetes acabam por os aumentarem ainda mais.

Cuida bem dos teus pés!

FONTEShareably
Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM