Quando se fala na palavra “peido” toda a gente começa a rir ou ficam com vergonha e nem sabem o que dizer, mas na realidade, os peidos são um indicativo de um sistema digestivo saudável e de bom funcionamento e um nível equilibrado de bactérias intestinais.

De acordo com “the fart facts“, estes são compostos por:

9% de azoto
21% de hidrogénio
9% de dióxido de carbono
7% de metano
4% de oxigénio
1% de sulfeto de hidrogênio – que é o que lhe dá o cheiro.

Segundo alguns estudos, as pessoas devem peidar cerca de 5 a 10 vezes ao dia, no entanto, a maioria dos peidos saem durante a noite, enquanto dormimos.

Existem alguns alimentos que são conhecidos por causarem flatulência, como por exemplo o feijão, alcachofras, produtos lácteos, batata doce, aveia, nozes, soja e trigo; e apesar do que as pessoas pensam – ou digam – as mulheres peidam tantas vezes quanto os homens, simplesmente são mais discretas!

Se achas que peidar é falta de educação, fica a saber que existem vários motivos pelos quais deves peidar com mais frequência:

  • Redução de inchaço

O inchaço é causado por uma acumulação de gás no intestino que pode ser libertada através do peido.

  • Regular a dieta

Sendo que o cheiro do peido é determinado pelo tipo de comida que ingeres, caso os teus peidos sejam mal-cheirosos significa que andas a comer muita carne vermelha; no entanto, se peidas mais, mas o cheiro é mais neutro, então é porque andas a comer muitos carboidratos.

  • Redução de dor abdominal

Segurar um peido para este não sair pode provocar dores abdominais, também conhecidas como distensão intestinal, por isso, o melhor é mesmo peidares.

  • Saúde do cólon

O facto de segurares o peido ou tentares manipular a maneira em que este é libertado pode prejudicar o teu cólon e inflamar as tuas hemorróidas.

  • Cheirar o teu peido é saudável

Por muito que te custe admitir, nós sabemos que gostas de cheirar os teus próprios peidos. Aliás, não és só tu! Todos gostam e isso é porque o sulfeto de hidrogênio produzido nos nossos intestinos durante a digestão pode evitar danos mitocondriais nas nossas células. Isso evita acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e artrite.

  • Determinar alergias alimentares

Flatulência pode determinar se temos ou não certas alergias alimentares como a intolerância à lactose e doença celíaca. Isto é porque vais ter algum gás extra depois de os consumires.

Caso isso aconteça, aconselhamos-te a ires de imediato ao médico.

  • É agradável

Podes não querer admitir, mas sabes bem que não existe nada melhor do que aquela sensação de alívio depois de deitar um peido “cá para fora”.

Se mesmo depois destes motivos todos ainda não te sentes à-vontade com o acto de peidar, então sugerimos-te que:

1. certifica-te de que não tens quaisquer condições que exijam atenção médica

2. come devagar

3. evita bebidas com gás e adoçantes artificiais

4. faz mais exercício físico

FONTESharebly
Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM