Não existe nada melhor num dia de sol do que fazer um belo churrasco para a família no jardim, não achas? Apesar da ideia ser óptima, na realidade, um churrasco dá bastante trabalho.

Não só temos de começar a fazer algum tempo antes de forma a conseguirmos criar brasas suficientes para assar a comida, como temos de ter bastante cuidado para a carne ou o peixe não se agarrar às grelhas. Já para não falar na chatice que é limpar tudo no final!

Felizmente existem alguns truques e dicas que te podem facilitar a vida de forma a que possas usufruir do teu churrasco sem te preocupares com este tipo de coisas:

1. Pauzinhos de espetadas

Para os pauzinhos não pegarem fogo, mergulha-os num recipiente com água durante 15-20 minutos antes de os colocares na grelha.

2. Botija de g√°s propano

Se o teu grelhado funcionar a gás propano, existe uma excelente forma de saberes se tens gás suficiente para cozinhar ou não. Basta inclinares um pouco a botija e colocar um pouco de água quente em cima dela. Volta a colocar a botija em pé e toca na sua superfície. Nas áreas frias, ainda terá gás disponível; nas áreas quentes, ele está no fim.

3. Gelo

Se quiseres que a carne fique mais tenra e suculenta, coloca um cubo de gelo ou um pouquinho de manteiga na própria carne enquanto ela assa e deixa derreter.

4. Lim√£o

Se decidires grelhar peixe, para evitar que este fique agarrada à grelha, coloca umas rodelas de limão na grelha e coloca o peixe por cima delas. Não só vai dar um excelente tempero ao peixe como te vai facilitar a vida quando chegar a altura de limpares tudo.

5. Cebola

No fim, corta uma cebola ao meio e passa a parte cortada na grelha com o auxílio de uma tenaz. O caldo da cebola vai remover a sujeira com eficácia.

6. Papel de alumínio

Outra excelente opção é o papel de alumínio. Basta amassares um pouco de papel alumínio e esfregá-lo na grelha enquanto ela ainda estiver quente. Não te esqueças de usar uma tenaz para não queimares a mão.

Se quiseres perceber melhor como funcionam estas dicas fantásticas, vê o vídeo abaixo:

FONTEO Sagaz
Partilhar é cuidar!

V√ä TAMB√ČM