Ser mulher é muito bom e não trocava por nada, mas por vezes o nosso corpo acha por bem chatear-nos com comichões em sítios desconfortáveis e não há mal nenhum em admitir. Sim, tal como os homens, também nós podemos sentir comichão “lá em baixo” e isso pode dever-se a várias razões!

Se já sentiste ou sentes comichão na tua vagina, acredita que isso é mais normal do que pensas e não te preocupes – a maior parte das vezes não é nada de grave!

Para que saibas o que pode provocar essa comichão tão chata, aqui tens uma lista dos 5 principais motivos:

1. Dermatite de contato

A dermatite de contato é um termo que os médicos costumam utilizar para “irritação da pele” que pode ser provocada pela depilação. Desta forma, a melhor forma de a evitares é hidratares bem a tua pele assim que fazes a depilação, seja com cera, creme depilatório ou gilete. A pele na zona da vagina é bastante sensível e precisa de ser cuidada.

2. alergias

Se te acontece teres comichão na vagina logo a seguir ao sexo, a verdade é que podes ser alérgica ao esperma do teu companheiro. É raro, mas pode acontecer. Se fazes sexo com preservativo, podes ser alérgica ao látex, por isso, trata de procurar outro tipo de preservativos que não tenham látex.

3. líquen escleroso genital

Algumas doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) podem provocar comichão, mas neste caso falamos de líquen escleroso genital que se manifesta como manchas brancas na vulva e por norma está relacionado com o teu sistema imunitário. O ideal nesta situação é procurares ajuda médica.

4. Infecção por fungos

As infecções fúngicas são causadas por qualquer coisa que altere o equilíbrio da fauna natural da tua vagina e por vezes, a comichão pode ser um sintoma primário. Existem todos os tipos de tratamentos para tratares uma infecção por fungos, mas o ideal é procurares ajuda médica para teres a certeza que se trata disso mesmo.

5. hormonas

Sempre que existe uma alteração hormonal, a tua vagina pode secar ou ficares com comichão e a única solução é teres paciência e dares tempo para que isso passe. Não coloques cremes que vão acabar por piorar a situação.

Se desconfias que se trata de algo mais, então procura ajuda médica!

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM