A depressão é uma doença silenciosa que pode levar muitas vezes ao suicídio, e infelizmente nem sempre é perceptível. Mas apesar da dificuldade que é lutar contra ela, existem algumas coisas que podes fazer – ou neste caso, parar de fazer – para te ajudar nesta batalha que por vezes é tão dura!

Se sofres com a depressão tens de saber que, acima de tudo, não estás sozinha e que, por muito difícil que a tua vida possa parecer, as coisas têm sempre tendência a melhorar! Só tens de acreditar e nunca desistir!

Fica atenta a estas cinco coisas que deves parar já de fazer:

1. Pára de relaxar na cama

O conforto da nossa cama e a fuga do sono são difíceis de resistir quando estamos a lutar contra a depressão. Nós ficamos super confortáveis na nossa cama, não precisamos de lidar com nada. E os nossos sonhos são muito melhores do que a nossa realidade. No entanto, o problema de ficar na cama é que ficar a pensar sobre o quão mal te estás a sentir é a pior maneira de lidar com a depressão. Além disso, quanto mais tempo gastares na cama, menos energia terás para lidar com a vida e as suas emoções quando precisas.

2. pára de te culpar

Estar deprimida(o) não é culpa tua! Se estás deprimida(o) quimicamente ou deprimida(o) devido a uma situação de vida, a tua depressão não é culpa tua. A tua depressão é causada diretamente por algo fora do teu controle. Culpares-te pela tua depressão só irá intensificar a profundidade da tua tristeza.

3. pára de beber e consumir drogas

Por muito que o álcool e as drogas te possam fazer sentir melhor, essa sensação é apenas temporária. Aliás, na realidade o álcool e as drogas são depressivos – causam depressão. Por isso evita-os a todo custo.

4. pára de te isolar

Sair de casa e fazer as coisas é a chave para orientares a tua depressão. Na verdade, fazer algo como uma caminhada ou ir ao supermercado vai ajudar-te a aliviar a tua depressão, mesmo que seja por pouco tempo. Interagir com pessoas enquanto fazes algo é ainda melhor. Passar tempo com os outros, sorrir, falar e compartilhar é uma maneira muito eficaz de aliviar a depressão.

5. pára de ser silenciosa(o)

Fala com um amigo, um parente ou um médico. Diz-lhes como te sentes. Não esperes que eles resolvam o teu problema, mas deixa-os saber que estás a lutar com os teus sentimentos agora. Compartilhar emoções é uma excelente maneira de gerenciá-las. O compartilhamento permite uma liberação energética do corpo e dá-te a oportunidade de ajudares os outros e apoiá-los.

FONTEYourTango
Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM