Apesar da traição ser algo que dificilmente se perdoa, a verdade é que é cada vez mais frequente, inclusive em relacionamentos felizes. “Mas por que é que isso acontece?” – perguntas tu. Se as pessoas estão num relacionamento feliz, porquê trair? Porquê enganar alguém de quem gostamos?

De facto, parece estranho o porquê de isto acontecer, mas na realidade, existem três motivos que podem responder a estas tuas perguntas:

1. A pessoa está a tentar reconectar-se a algo que tenha perdido

Pode até ser a sensação de liberdade ou de paixão, ou outra coisa qualquer, mas apesar de ter ido procurar fora da relação não significa que esteja descontente contigo. Ele(a) pode simplesmente não te conseguir admitir do que sente falta disso.

2. Está na nossa biologia

Eu sei que pode parecer uma “desculpa esfarrapada”, mas a verdade é que nós temos o que é chamado de “estratégia dual de reprodução humana” que, simplesmente significa que temos a necessidade evolutiva de formar um vínculo amoroso e duradouro, mas ao mesmo tempo cria um impulso para o adultério, pois isso traz-nos vantagens. No caso dos homens, ter outra mulher significava ter mais filhos – tendo assim mais chances de transmitir o seu DNA para o futuro. Enquanto que para as mulheres, um caso com outro homem era seguro, caso o marido morresse ou desertasse e precisasse de outro homem para protegê-la.

3. Por vezes simplesmente acontece

O ser humano é bastante vulnerável, principalmente quando o assunto é amor. Por vezes o facto de termos alguém que não o(a) nosso(a) parceiro(a) que se preocupe connosco num dia mau é o suficiente para que leve a outras coisas. Na realidade, basta surgirem as circunstâncias correctas – ou neste caso, “erradas”!

Traduzido e adaptado: YourTango

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM