Nunca uma relação amorosa é igual a qualquer outra, não só porque cada pessoa tem a sua personalidade e forma de ser diferente dos outros, como o sentimento que os une nunca pode ser comparado com outro casal. No entanto, se existe algo que todas as relações podem ser é “saudáveis” – ou não!

Independentemente do tempo que a relação possa ter, existem certos pontos que podem definir se é uma relação saudável ou, pelo contrário, nem por isso.

Para que possas saber qual é a tua situação, deixo-te aqui os sinais mais claros que existem numa relação saudável:

1. podes dizer o que pensas livremente

O facto de poderes falar à vontade o que pensas sem medo da resposta é um óptimo sinal de que estás numa relação saudável.

2. nunca sentes que tens de ter cuidado com o que fazes

O medo e receio de que algo que possas fazer pode irritar o(a) teu(tua) companheiro(a) é algo que simplesmente não existe numa relação saudável, onde cada um é livre de tomar as decisões que achar melhor.

3. tens tempo para ti própria

Independentemente de estares numa relação ou não, deves ter sempre um tempo só para ti. Quando isso não acontece e acabas por estar 24h/7dias com o(a) teu(tua) companheiro(a), isso acaba por ser prejudicial.

4. Usas realmente o tempo que tens só para ti

Sim, porque uma coisa é teres tempo, outra é utilizares. Uma mulher ou um homem também precisa de estar algum tempo só com os seus amigos ou outra coisa qualquer que goste.

5. tomam decisões em conjunto

Tomarem decisões em conjunto mantém os dois em sintonia.

6. são ambos flexíveis no que diz respeito ao futuro

Até podem ter ideias diferentes para o futuro, mas desde que haja flexibilidade de ambos os lados, a relação funciona.

7. nunca se deitam chateados um com o outro

Discussões são normais numa relação, mas o importante é que não se deitem chateados um com o outro. Vocês os dois preocupam-se um com o outro e mantêm-se juntos, por isso perdoem-se antes de irem para a cama.

8. Têm expectativas reais

Não vale a pena esperarem que aconteça algo é muito provável que não aconteça, por isso só vai provocar desilusão e mau ambiente na relação.

9. Confiam um no outro

A confiança é a base de uma relação. Quando não existe confiança, isso é um puro sinal de que a reação não está bem e que muito possivelmente não terá futuro.

10. Deixam as coisas fluir

O que é real acaba sempre por acontecer. Não vale a pena forçar. Quando isso é feito, muitas vezes acaba com mau resultado.

11. a tua relação é o teu “lugar seguro”

A sensação de chegar a casa e saber que, por muito mau que o dia tenha corrida, pelo existe uma pessoa que vai sempre ficar do teu lado, é um excelente sinal de que a relação é bastante saudável.

12. sabes quando fazer uma pausa

Casais que estão numa relação saudável sabem quando devem parar uma discussão que pode tomar outras proporções, retomando o assunto mais tarde quando ambos já estiverem mais “frios”.

13. Mantêm os assuntos pessoas entre o casal

Com o aparecimento das redes sociais, muitas pessoas têm a necessidade de exporem os seus problemas nos seus perfis, mas na sua maioria das vezes, ao fazerem-no só acabam por piorar a situação. O que é pessoal deve permanecer pessoal.

14. a palavra “acabar” não faz parte do vosso vocabulário

Por muito grande que seja uma discussão, casais com relações saudáveis sabem como resolver as coisas, permanecendo juntos.

15. O(a) pArceiro(a) está sempre em primeiro lugar

Isto não significa que devam ir contra o Mundo quando este acha que o(a) teu(tua) parceiro(a) está errado(a), mas sim mostrar-lhe que as suas necessidades são importantes para ti, tal como as tuas devem ser para ele.

16. Nada de traições, mentiras ou abusos

Acho que esta é bastante óbvia 🙂

17. Dizem: “amo-te”, “obrigada”, “desculpa”

Estas três pequenas declaração são muito importantes numa relação saudável, sendo mesmo uma prova de que o casal se ama e respeita.

FONTEDiply
Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM