Manter um relacionamento duradouro não é tarefa fácil. O facto de fazermos sempre as mesmas coisas acaba por tornar a relação monótona e todos nós sabemos o que isso significa.

Felizmente, existem diversas coisas que podemos fazer para mantermos uma relação interessante.

Por muito simples que possam parecer, acredita que resultam!

1. Pratica o toque físico

A otoxitocina é liberada com um toque físico, o que demonstrou ter muitos benefícios, desde sentires-te mais generosa e teres um sistema imunológico mais forte.

2. Sorri quando estão um junto do outro

Imagina como se uma câmera te acompanhasse sempre que interagisses com o teu cônjuge.

3. Pede desculpa

Todos nós cometemos erros. É normal do ser humano. Mas muitos de nós tendemos a justificar os nossos erros tanto a nós próprios como aos outros. O melhor a fazer é admiti-los e pedir desculpa.

4. Toma medidas para te sentires bem com o teu corpo e a maneira como te aparentas

Isto serve tanto para ti como para o teu companheiro. Não precisam de parecer verdadeiros modelos, mas simplesmente fazerem um esforço para melhorarem a vossa aparência e sentir-se bem com vocês mesmos.

5. Ouve o teu parceiro

É importante ouvires – realmente ouvires – o teu parceiro. Pergunta-lhe sobre o seu dia e interessa-te realmente por isso. Além disso, tudo o que ele te diz é o que ele também quer que to lhe digas. Por exemplo: quando ele te diz que te ama, ele espera ouvir o mesmo de ti.

6. tem apoio e interesses externos

O teu parceiro não pode atender a todas as tuas necessidades – melhor amigo, gerente de stress, mentor, resolução de conflitos, entre outros. É importante que tenhas outras fontes de suporte na tua vida. Isso irá tirar a pressão no teu companheiro para ser o teu tudo.

7. Façam coisas divertidas

Façam algo divertido juntos. Tanto pode ser assistir a um filme divertido, fazer uma caminhada, experimentar um novo restaurante, aprender algo novo, fazer voluntariado, trabalhar juntos – qualquer coisa nova e positiva pode ajudar a aumentar a felicidade no vosso próprio relacionamento.

8. Sejam um só

Pessoas em relacionamentos felizes não se vêem como dois lados diferentes. Não há uma mentalidade de: “Eu ganhei, tu perdeste”. Em vez disso, eles concentram-se em ganhar-ganhar. Isso significa estares disposta a comprometer-te, admitir quando estás errada e concentrares-te em seres feliz ao invés de estares certo.

9. Tenham todos os dias um momento especial só para os dois

Quando o teu parceiro chega em casa, por exemplo, pára o que estiveres a fazer e dedica-te apenas alguns segundos a estares completamente presente com ele. Dá-lhe um abraço ou um beijo, olha-o nos olhos e pergunta-lhe como é que ele está. Vão sentir-se muito mais ligados um com o outro.

10. Sê respeitosa

Este é um dos pontos mais importantes numa relação.

11. Pergunta-lhe o que ele quer

Esta é uma óptima maneira de atenderes às necessidades que talvez nem tenhas percebido que o teu parceiro tem.

12. Cumpre a regra 5-para-1

Para aprenderes a manter o teu relacionamento emocionante e teres uma sensação positiva geral, precisas de ter pelo menos cinco coisas positivas (ações, declarações) para cada uma negativa.

13. Dispensa o perfeccionismo

Pára de esperar que o teu parceiro seja perfeito. Em vez disso, aceita como ele é. Sê assertiva, comunicando as tuas necessidades e desejos de forma respeitosa. Perdoa o teu parceiro e segue em frente.

14. Acima de tudo, sê esperançosa

Tal como a vida, todos os relacionamento têm altos e baixos. Concentra-te em seres a melhor parceira que podes ser e vê o lado positivo do seu parceiro e do teu relacionamento.

Fonte: YourTango

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM