O ser humano é feito de hábitos, sendo que a sua maioria vai aprendendo no decorrer da sua vida, seja através dos seus pais, por ver outras pessoas a fazerem-nos, ou até mesmo por ter lido nalgum lado que os deve fazer. No entanto, nem tudo o que achamos saber que é bom, o é na realidade!

As seguintes ilustrações vão ajudar-te a desmistificar alguns mitos de “bons hábitos” que na verdade não passam de apenas isso, mitos!

Aposto que fazes quase todos eles, certo? 🙂

1. Tomar banho

Na realidade, a água quente em conjunto com os componentes químicos dos produtos usados no banho prejudicam a oleosidade natural e as defesas da pele.

2. Óculos de sol

Os óculos escuros provocam a dilatação da pupila, e, caso estes não tenham lentes com filtros adequados para raios ultravioleta, deixam a visão mais exposta à radiação.

3. Vitaminas

Pode provocar hipervitaminose e outros problemas prejudiciais a saúde.

4. Sesta

O corpo reserva as calorias ao invés de as queimar.

5. Sono perdido

Além de não recuperarmos as horas perdidas, aumentamos a possibilidade de desenvolver problemas cardíacos.

6. Doente

Tendo em conta que os germes podem alcançar até 5 metros por segundo e permanecerem no ar, o ideal é evitares locais onde esteja alguém doente.

7. Lavar os dentes

Depois de comeres algo com muito açúcar ou muito ácido, deves antes utilizar elixir bucal ao invés da pasta de dentes, pois o esmalte dos dentes, suavizado pelos ácidos, fica mais vulnerável aos danos dos componentes abrasivos da pasta de dente.

8. Limpar a casa

Quando se vive em condições exageradas de limpeza, os anticorpos não se habituam a combater as bactérias que supostamente entrariam no nosso sistema, fazendo com que, quando seja necessário que eles actuem, não vão saber como o fazer!

9. Microondas

Por cozer mais rápido, o micro-ondas degrada menos nutrientes.

10. Dormir

Mais de oito horas de sono pode provocar falhas no trabalho do cérebro, fazendo com que te sintas mais lenta(o).

FONTETudo Interessante
Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM